"Minoria desonesta não envergonhará maioria honesta", sobre serviço público

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2015 21h15, última modificação 04/10/2021 10h39

A declaração foi dada pelo funcionário de carreira da Sanepar Agenor Zarpelon, um dos 18 servidores homenageados na noite desta quinta-feira (29) na Câmara Municipal. Eles receberam o prêmio Servidor Público Padrão, instituído pela lei municipal 10.680/2003. Realizada no Palácio Rio Branco, a solenidade lembrou a passagem do Dia do Funcionário Público, cuja comemoração foi instituída anualmente no dia 28 de outubro pela lei municipal 1.656/1958.

Zarpelon fez o discurso representando todos os homenageados. Ele revelou que ao ser convidado para a cerimônia ficou temeroso em função das circunstâncias políticas do país, mas após uma reflexão sobre o tema concluiu que “a grande maioria dos servidores públicos honestos deste país não será envergonhada por uma pequena minoria mal-intencionada”.

O servidor lembrou uma difícil situação enfrentada pela Sanepar em 2001: as algas da barragem do Iraí, que supostamente estariam afetando o gosto da água distribuída pela empresa. “A situação foi explorada pela imprensa e as dificuldades surgiram de todos os lados. Mesmo com pressões do Ministério Público e também do Procon [órgãos que pretendiam a suspensão da cobrança da tarifa], defendemos até o final que a água não continha patogenias e demonstramos que estávamos corretos”, frisou.

Antes de encerrar, ele disse acreditar que todos os homenageados “certamente possuem histórias similares e, em todas elas, o personagem principal foi Deus”, concluiu.

A saudação aos homenageados foi proferida pelo líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV). De acordo com ele, a solenidade representa uma justa e merecida homenagem aos servidores públicos. “A atuação dos servidores garante, entre outras coisas, a dignificação dos negros, dos índios e de pessoas com deficiência, entre outras minorias”, afirmou o vereador. “Da mesma forma, sem os servidores, as mulheres continuariam subjugadas à tirania dos costumes e à discriminação; também o meio ambiente estaria num estágio ainda mais avançado de deterioração”, ressaltou.

Paulo Salamuni frisou que atualmente compete ao funcionário público lutar “de forma implacável” contra a corrupção, “essa prática que destrói a credibilidade da lei e, fundamentada na impunidade, representa o princípio da desordem. A corrupção é o cupim da democracia”, declarou o vereador.

Salamuni lembrou que diuturnamente os vereadores se debruçam sobre as questões da coletividade, entre elas, aquelas relativas aos servidores. “Acredito que a maior homenagem a essa categoria é o trabalho que nós vereadores prestamos trabalhando pela dignificação desses profissionais. Isso se dá na determinação justa de vencimentos, na aprovação de novos planos de carreira e outras iniciativas”, defendeu Salamuni.

Ailton Araujo (PSC), presidente da Câmara, conduziu a cerimônia de premiação. O vereador salientou a necessidade de valoração dos profissionais do setor público. “Os homenageados são escolhidos em razão dos seus méritos no exercício de suas funções”, destacou.

Homenageados
Foram homenageados os seguintes servidores:

Agenor Zarpelon, indicado pelo vereador Ailton Araujo. Servidor da Sanepar com 39 anos de atividades. Exerceu funções gerenciais nas áreas de tratamento de água, controle de qualidade, produção de água e operação de esgotamento sanitário.

Ana Maria Lima Zem, homenageada por Jorge Bernardi (Rede). Dedica-se à educação especializada com foco nas áreas de eficiência intelectual e motora. Como diretora da Escola Nilza Tartuce, desenvolve ações e eventos que viabilizem e garantam a sustentabilidade da instituição e o atendimento adequado aos alunos com deficiência e seus familiares.

Anna Paula Lacerda Penteado, indicada pelo vereador Chicarelli (PSDC). Cirurgiã dentista com especialização em gestão estratégica na saúde, exerce atividades como servidora desde 1988. Atuou como gerente regional de saúde do Portão e como diretora do Centro de Controle e Avaliação e Auditoria da Secretaria municipal de Saúde. Desde 2013 atua como coordenadora da Central Metropolitana de Leitos Hospitalares.

Claudia Bowkalowski, nomeada ao prêmio pelo vereador Tiago Gevert (PSC). servidora municipal desde 2001, atuou como gestora local nas Unidades Municipais de saúde União das Vilas e Jardim Gabineto. Atualmente é diretora no Distrito Sanitário do Boqueirão.

Claudia Rodrigues Cavatorta de Azevedo, nominada ao prêmio por indicação de Paulo Rink (PR). Servidora desde 1987, atuou na fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e desenvolveu atividades no Departamento de Logística da Secretaria Municipal de Educação. Atualmente exerce a função de assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Cristiane dos Santos de Cristo, indicada por Mauro Ignacio (PSB). formada em pedagogia, é servidora municipal desde 1990. Em 95 prestou concurso para o cargo de Assistente de Desenvolvimento Social e assumiu o cargo de diretora de creche. Em 2011, após novo concurso foi admitida como pedagoga e atualmente exerce suas atividades na Unidade de Acolhimento Institucional Rebouças da Fundação de Ação Social.

Dorotea Aparecida de Lima, homenageada por Toninho da Farmácia (PDT). formada em pedagogia, ingressou como funcionária pública no instituto nacional do Seguro Social em 1983, durante esse período exerceu várias chefias em diversos setores. Atualmente trabalha na Gerência Executiva de Curitiba.

Dulcelina Aparecida Messias, indicada por Carla Pimentel (PSC) [que foi representada por Bruno Pessuti]. Professora de ensino fundamental, ingressou no serviço público em 1993. Iniciou suas atividades no Centro Integral nair de macedo e no ano seguinte foi transferida para a Escola Municipal Umuarama, onde atualmente exerce a função de vice-diretora.

Fábio Renato Amaro da Silva Jr., nomeado ao prêmio por Cristiano Santos (PV). Atua como delegado de polícia desde 2004. Atua hoje como diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, vinculado á Secretaria de Segurança Pública

Joaquim Fernando Marques de Macedo, indicado por Tico Kuzma (PROS). O homenageado é servidor municipal desde 1992. exerceu funções de chefia no Departamento de Controle de edidficações (DCE). Foi também superintendente de projetos e atualemnet é coordenador-técnico da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Maísa Teresa Manzi, indicada por Dona Lourdes (PSB). Técnica em enfermagem, iniciou sua carreira de servidora em 2000 no Distrito Sanitário de Santa Felicidade onde exerceu funções no Setor de Distribuição da farmácia. Atualmente desenvolve atividades na Coordenação de Recursos de Materiais da Secretaria Municipal de Saúde

Marcelo de Souza Bremer, nomeada ao prêmio pelo vereador Tito Zeglin (PDT). Servidor municipal desde 1996, iniciaou suas atividades na Coordenação de Acompanhamento de Obras da Secetaria Municipal de Saúde. Foi diretor do Depertamento de Patrimônio na Secretaria Municipal de Administração e atualmente é diretor no Departamento de Fiscalização d Secretaria Municipal de Urbanismo.

Murilo Antônio Marinho Fernandes, nomeado ao prêmio por indicação de Paulo Salamuni (PV). ingressou no serviço público em 1965. Exerceu funções de mensageiro, auxiliar de escritório e de chefias no departamento de Bem Estar Social do município. Em 1985, após aprovação em concurso específico, iniciou carreira de assistente jurídico. Atualmente é procurador do município lotado no no Núcleo de Assessoramento Jurídico da secretaria Municipal de Saúde

Rosana Maria de Oliveira, indicada por Pedro Paulo (PT). Atuou no colégio Nilo Brandão e na Escola Municipal Antônio Pietruza. Atualmente desempenha a função de agente educacional no colégio estadial La Salle.

Sedenir Gomes, homenageado por Jairo Marcelino (PDT). Com formação em engenharia civil e direito, o homenageado ingressou no serviço público como auxiliar técnico administrativo. Hoje é engenheiro civil nível 3, no Departamento de Rendas Mobiliárias da Secretaria Municipal de Finanças.

Valter Rodrigues de Jesus, indicado por Noemia Rocha (PMDB). Com graduação em gestão pública, iniciou suas atividades como servidor em 1988. Hoje está lotado no Núcleo de Assessoramento Administrativo da Secretaria Municipal de planejamento e Administração, onde atua na cobertura telefônica.

Werner Tschoeke, indicado por Bruno Pessuti (PSC). Servidor do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul desde 1967. Atualmente exerce a função de gerente de acompanhamento e recuperação de créditos. Em 2009 conquistou o troféu Ocepar, em reconhecimento ao apoio dado ao cooperativismo paranaense.  

Willie Anne Martins da Silva Provin, nomeado ao prêmio por Felipe Braga Côrtes (PSDB) desde 2005 a homenageada atua como professora de artes na rede estadual de ensino. Possui especialização em gestão Educacional, em Arteterapia e em História da Arte do Século XX. Atualmente exerce a função de diretora do colégio estadual Amâncio Moro.

Não compareceu ao evento Luis Filla, homenageado do vereador Jorge Bernardi.

Mesa e autoridades
A mesa foi composta pelo presidente da casa, Ailton Araujo, e pelos vereadores Felipe Braga Côrtes (primeiro vice-presidente), Cristiano Santos (segundo vice-presidente), Pedro Paulo (primeiro-secretário), Paulo Rink (segundo-secretário) e Dona Lourdes (quarta-secretária). Além deles também compuseram a mesa as seguintes autoridades o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti; o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima,  representando o prefeito Gustavo Fruet; e o presidente da Associação dos Procuradores do Município, Miguel Adolfo Kalabaide.

Também estiveram presentes Paulo Alberto Dedavid, representando a Sanepar; Aurélio Zito Schwartz Nicoladeli, representando a secretaria municipal de Recursos Humanos; Rafael Mueller, superintendente da Secretaria Municipal de Urbanismo; José Antônio Zem, presidente da Mineropar; Denilson Pires, representando a Casa Civil do estado; Fábio Renato Amaro da Silva Júnior, diretor do Departamento de Inteligência do Paraná.

Outras fotos podem ser encontradas no Flickr da Câmara Municipal.