Ministro lança projetos do Pronasci em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 19/10/2009 18h50, última modificação 28/06/2021 07h47
O ministro Tarso Genro, da Justiça, vem a Curitiba no próximo dia 5 para o lançamento do Território de Paz do Pronasci no Paraná. A solenidade será no Sítio Cercado. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não foi confirmada, mas é dada como certa. A informação é do vereador Pedro Paulo, vice-líder do PT na Câmara de Curitiba.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) é uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no País. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. O Pronasci é composto por 94 ações que envolvem a União, Estados, municípios e a própria comunidade. Em Curitiba, Tarso Genro fará o lançamento dos programas Protejo (jovens em situação de vulnerabilidade que receberão bolsas em dinheiro) e as Mulheres da Paz (capacitação das líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania).
Prevenção
Segundo Pedro Paulo, “Curitiba é a décima cidade a receber o programa em virtude do atraso em licitações necessárias ao início das ações. Os recursos recebidos pela prefeitura em julho de 2008 totalizam R$ 5,5 milhões. A licitação para a seleção de mulheres e jovens que participarão do programa em Curitiba está em andamento, mas ainda não foi finalizada.”
"Embora seja sempre importante a estruturação e a preparação adequada das polícias, o investimento em ações preventivas que envolvam jovens e lideranças comunitárias é a resposta mais eficiente que o poder público pode dar ao aumento da violência em cada cidade", comenta o vereador, membro da Comissão de Segurança Pública.
O Pronasci também destina recursos para investimento em equipamentos e capacitação das polícias e guardas municipais. Em Curitiba, cerca de 1.100 guardas municipais recebem a bolsa-formação de R$ 400.