Ministro garante manutenção do Orçamento da Copa 2014
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) manteve contato, nesta quarta-feira (6), com o Ministério do Esporte e ouviu do ministro Orlando Silva e do assessor especial Ricardo Gomyde que o corte de R$ 1,8 milhão feito no Orçamento da União deste ano não afetará a programação financeira para o Mundial de 2014. Segundo o parlamentar, presidente da Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba, o ministro garantiu que "essa restrição no Orçamento não implica nenhuma mudança na estratégia do governo federal." De acordo com Mario Celso, os recursos cortados seriam utilizados em obras de infraestrutura no País, atingindo outras previsões e não as programadas para a Copa. "Os recursos planejados para as 12 cidades-sedes continuam mantidos", completou.
O ministro Orlando Silva esteve reunido, em Brasília, com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira; o ministro interino da Fazenda, Nelson Machado; o sub-chefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Beto Vasconcelos, e o assessor especial do Ministério do Esporte para o futebol, Alcino Rocha. O assunto tratado foi o projeto de lei tributária, com isenções para a Copa do Mundo 2014. O vereador Mario Celso lembrou que "este projeto nacional vai balizar todos os Estados e municípios para alterações na lei tributária, pois é uma exigência da Fifa para a realização do Mundial no Brasil. O projeto deve tratar de isenção de taxas, impostos e tributos concedida a estrangeiros para o exercício de atividades relacionadas às competições, patrocinadores e parceiros."
Na próxima semana, a princípio no dia 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá receber, em Brasília, os governadores e prefeitos das 12 cidades indicadas como sedes. Neste encontro, com a presença dos ministros envolvidos nas ações relativas à Copa do Mundo 2014, serão definidos valores e programação financeira proposta pelo governo federal. E no dia 26 deste mês, será lançado um programa chamado de "Bolsa Copa", com um pacote de ações visando reforçar o esquema de segurança do Mundial e também das Olimpíadas 2016.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba