Militares do 20º BIB são homenageados pela Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 09/10/2015 18h05, última modificação 04/10/2021 09h11
"Sou de União da Vitória, mas Curitiba é a cidade do meu coração", disse no auditório da Câmara de Curitiba o ministro do Superior Tribunal Militar, general do Exército Luiz Carlos Gomes Matos, na cerimônia em homenagem aos 73 anos do 20º Batalhão de Infantaria Blindado. A solenidade, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (9), foi proposta pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).
 
O evento contou com a presença de diversos militares que participaram da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) e das Forças de Pacificação na cidade do Rio de Janeiro nos Complexos do Alemão e Maré.  
 
O vereador Felipe Braga Côrtes homenageou a história de 73 anos do “20 BIB” com o diploma de Congratulações e Aplausos, entregue ao comandante da Unidade Militar, tenente-coronel Eduardo D´Avila e, também, junto com o vereador Paulo Salamuni (PV), líder do prefeito na Casa, o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos pelos esforços dedicados pelo batalhão nas Missões de Paz e Pacificação que participaram com efetivo.
 
"Esse país é carente de referências, mas ao ver essa farda o brasileiro se sente seguro. Eu ousaria dizer que o Brasil seria muito menos Brasil se não tivesse o Exército Brasileiro”, disse Salamuni ao cumprimentar Braga Côrtes pela iniciativa da homenagem.  Em agradecimento ao vice-presidente da CMC pela homenagem, o tenente-coronel D´Avila ressaltou os trabalhos do batalhão em diversas ações pelo país e, principalmente, do comprometimento da tropa no dia a dia de trabalho na capital.
 
Com 50 anos de atividades no Exército, o ministro general Matos destacou os esforços dedicados pelos militares brasileiros na Missão do Haiti.  "Honramos o nome do nosso país no Haiti e em qualquer missão que representamos o Brasil. Tanto é assim que a ONU não nos deixa sair de lá."
 
A cerimônia foi encerrada com a lembrança dos trabalhos de militares do “20 BIB” no terremoto que atingiu o Haiti no ano de 2010 e que matou Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança.
 
Participaram do evento na Câmara o comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, general de brigada Edson Flávio Marcus Lancia Barbosa; o comandante do Cindacta II, coronel-aviador José Vagner Vital; o coronel QOPM Péricles de Matos, representando o comandante da Polícia Militar do Paraná; o inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, Sicarlos Pereira Sampaio; o comandante do Colégio Militar de Curitiba, coronel Sérgio Luiz Tratz; e o ex-deputado federal, Fabiano Braga Côrtes.