Militar recebe maior honraria da Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 28/04/2008 16h30, última modificação 21/06/2021 09h21
O brigadeiro aviador Carlos Vuyk de Aquino é o mais novo cidadão honorário de Curitiba. A honraria, entregue na sexta-feira (25), no plenário do Palácio Rio Branco, atendeu proposta do vereador Elias Vidal (PP). A cerimônia foi presidida pelo primeiro-secretário da Câmara, vereador Celso Torquato (PSDB), e abrilhantada pela banda de música do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), regida pelo maestro suboficial Samuel Zaimbicki da Silva.
Ao fazer a saudação ao homenageado, Vidal destacou que se sentiu muito à vontade ao propor a concessão da honraria, a mais alta que a Câmara outorga em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade. O parlamentar apontou o currículo invejável do militar.
Carreira
Segundo Vidal, o homenageado saiu aspirante na turma de 1979. Depois de galgar vários postos na Aeronáutica, foi promovido brigadeiro neste ano. Aquino, que tem mais de três mil horas de vôo em diversas aeronaves, fez muitos cursos ao longo de sua carreira. O militar viveu em Curitiba por dois anos tendo construído, na época, o laboratório, a lavanderia no hospital do Cindacta II, preconizado assistência médico-odontológica para a comunidade da Vila Zumbi, em Colombo, além do curso de pós-graduação em Dentística e Ortodontia no Cindacta II. Atualmente, é chefe da divisão operacional da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea), no Rio de Janeiro.
"Nunca se busca a glória em suas atitudes, mas o reconhecimento é um bálsamo para a alma", disse o homenageado em seu discurso de agradecimento. O militar afirmou que Curitiba conquistou seu coração, tanto é que seus dois filhos continuaram morando na cidade depois de sua transferência para o Rio.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o comandante do Cindacta II, coronel aviador Leônidas de Araújo Medeiros Júnior; o tenente-coronel Adonai Mastroianni Medeiros, da 5 º Região Militar; o presidente da Academia de Cultura de Curitiba, João Darcy Ruggeri; o assessor da FAS, Jakson Mozart Pereira da Silva; o capitão Porto, da Prefeitura de Curitiba, e os vereadores Tico Kuzma (PSB) e Paulo Salamuni (PV).