Militar gaúcho será cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 14/11/2006 17h45, última modificação 14/06/2021 09h28
Atendendo proposta do vereador Pastor Gilso (PL), o major Fernando Costa Adam será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A solenidade está marcada para o próximo dia 24, às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
O homenageado nasceu em Porto Alegre (RS). Ingressou na carreira militar em 1983, na Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas (SP), concluindo o curso com destaque em 1985. Tornou-se bacharel em Ciências Militares, após quatro anos na Academia Militar das Agulhas Negras.
Como comandante de batalhões e companhias, chefiou diversas unidades em quase todas as regiões do País. Em 1992, realizou curso de especialização em Guerra Eletrônica. De 1996 e 1997, cursou a escola de aperfeiçoamento de oficiais no Rio de Janeiro-RJ, obtendo o título de mestre em operações militares.
Instrutor
Em 1998, foi nomeado instrutor no Centro  Integrado de Guerra Eletrônica em Brasilia-DF, participando do grupo de revisão curricular. Em seguida, planejou e aplicou os primeiros projetos interdisciplinares dos cursos de especialização e extensão daquele estabelecimento de ensino militar. Em virtude de sua destacada atuação, foi indicado instrutor das seguintes escolas militares: Academia das Agulhas Negras, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Escola de Inteligência Militar do Exército, Centro de Guerra Eletrônica da Aeronáutica, Centro de Adestramento Almirante Marques Leão e Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência, além de estágios em Comandos Militares de Área e Companhia de Guerra Eletrônica dos Fuzileiros Navais.
Condecorações
Major Adam já recebeu uma série de condecorações de honra ao mérito até Ordem do Mérito Batalha de Suez.