Metrô norteia novo debate sobre mobilidade urbana

por Assessoria Comunicação publicado 02/04/2013 14h55, última modificação 15/09/2021 07h31

A Câmara Municipal de Curitiba promove, nesta quarta-feira (3), novo debate sobre a mobilidade urbana. O foco da audiência pública é o projeto do metrô para a capital, cuja implantação passa por estudos de comissão instalada pelo prefeito Gustavo Fruet, em janeiro deste ano. O evento ocorre no auditório do Anexo II, a partir das 14h, por iniciativa do vereador Jorge Bernardi (PDT) e do Fórum Popular de Mobilidade Urbana.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC), Sérgio Pires, participa da atividade. Também confirmaram presença o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gil Polidoro; a presidente do Instituto Reage Brasil, ex-deputada federal e integrante do Fórum Popular de Mobilidade Urbana, Clair Martins; o diretor do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) e representante do Fórum de Mobilidade, Valter Fanini;  José de Faria, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Fábio Duarte, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

“Todos acompanhamos o debate sobre o metrô na campanha de 2012 (à prefeitura de Curitiba). O prefeito Gustavo Fruet suspendeu sua implantação por um ano, para estudos sobre o projeto”, destaca Bernardi. A pauta da audiência pública ainda inclui, dentre outros temas, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para a capital e Região Metropolitana e a democratização do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba).
    
Mobilidade

O atividade com foco no metrô é a segunda de três audiências públicas da Câmara de Curitiba sobre a mobilidade urbana. A primeira foi realizada em março, e teve como mote a discussão da tarifa do transporte coletivo. Já o terceiro evento ocorre em 17 de abril, também a partir das 14h, e vai reunir propostas para a elaboração do Plano de Mobilidade, conforme diretrizes da lei federal nº 12.587/2012.     

Leia matéria da primeira audiência pública sobre mobilidade urbana:

Transporte coletivo perdeu atratividade, apontam entidades