Metrô incentiva parceria entre Câmara e UFPR

por Assessoria Comunicação publicado 21/09/2009 13h10, última modificação 25/06/2021 10h41

O estudo de uma parceria entre o Legislativo municipal e as instituições de ensino superior para a melhoria da formação profissional dos universitários de Curitiba reuniu, nesta segunda-feira (21), o diretor do setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mauro Lacerda Santos Filho, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Claudio Derosso (PSDB), e membros da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Casa. A ideia é que estudantes de engenharia e arquitetura acompanhem as obras do metrô de Curitiba, aprendendo com os especialistas as novidades do mercado, em um processo de transferência de tecnologia para a futura mão de obra local. "O metrô não precisa ser apenas mais uma obra. Pode ser uma ação inovadora de educação em todo o País", destaca Lacerda. Para ele, o novo empreendimento de transporte público da capital dará aos universitários a oportunidade de ter contato direto com um canteiro de obras.
O programa de estudos e visitas seria hospedado na Câmara Municipal, como parte do trabalho já desenvolvido pelas comissões permanentes da Casa. "Nós estamos animados, nunca fizemos nada parecido. A parceria com as universidades vai ser riquíssima. A UFPR sempre foi conhecida como uma mola propulsora de boas novidades para a cidade", afirmou Derosso. O projeto prevê visitas técnicas, o acompanhamento da implantação do projeto executivo por meio de seminários temáticos, o desenvolvimento de material pedagógico especial, a elaboração de estudos tecnológicos sobre a obra e o seu registro filmográfico, para uso nas disciplinas de engenharia. A atividade de extensão seria aberta a todas as instituições de ensino da capital.
Os vereadores Tico Kuzma (PSB), presidente da Comissão de Urbanismo, Omar Sabbag Filho (PSDB) e Jonny Stica (PT) reforçam que o metrô é a oportunidade para fazer das obras um laboratório tanto de ações pedagógicas quanto de políticas públicas a partir do Legislativo. "Trata-se de uma parceria inovadora, cujo modelo de interação do Legislativo com a sociedade vai ser copiado por outras câmaras municipais", salientou Sabbag Filho. Kuzma chama a atenção para o convívio que os estudantes terão com profissionais renomados, vindos do exterior para acompanhar a execução das obras: "É importante para a formação desses jovens ouvir esses peritos gabaritados, sentir que podem trilhar uma carreira de sucesso e que o poder público ofereça essas condições", afirmou.
"São em iniciativas como essa que a pesquisa científica e a extensão universitária se consolidam no País como parte viva da sociedade, devolvendo a ela aquilo que é investido por meio dos impostos na manutenção do ensino superior", argumenta Stica.