Métodos sustentáveis em construção serão analisados em Meio Ambiente
Em reunião nesta segunda-feira (17), depois da sessão plenária, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável delibera sobre o trâmite de dois projetos de lei. O primeiro deles estabelece que todas as obras da construção civil em execução na cidade empreguem critérios de sustentabilidade ambiental e eficiência energética (005.00078.2016).
Conforme a matéria, de autoria do vereador Mestre Pop (PSC), os projetos devem levar em consideração, sempre que possível, os conceitos de redução, reutilização e reciclagem, observando diretrizes como uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas; economia e reuso de água; gestão de resíduos sólidos; permeabilidade do solo; e uso de energia solar e de telhados verdes.
O objetivo da lei, segundo a justificativa, é assegurar a proteção do meio ambiente. Para garantir isso, seria preciso dar preferência ao uso de insumos que tenham sido produzidos nas proximidades da obra; e priorizar materiais sintéticos ou transformados e, no caso de produtos naturais optar por aqueles que possam ser renovados.
O outro projeto prevê que edificações novas, ou que passem por restauração, sejam obrigadas a contar com torneiras adaptadas com redutores de vazão, pequenos anéis que controlam a saída da água (005.00145.2015). O texto é de autoria do vereador Professor Galdino (PSDB).
Uma alternativa ou complemento à economia gerada pelo redutor, segundo a matéria, seria o uso do temporizador de vazão, que controla o período em que a água é liberada. “Da mesma forma, existem as torneiras com sensores que apenas liberam o fluxo quando em uso”, acrescenta o autor. A ideia, afirma Galdino, é reduzir o consumo residencial em 50%. “A água torna-se cada vez mais escassa.”
A Comissão de Meio Ambiente é composta pelos vereadores Paulo Salamuni (PV), na presidência, além de Jairo Marcelino (PSD), Bruno Pessuti (PSD), Dirceu Moreira (PSL) e Professor Galdino.
Outras comissões
Também se encontram na semana que vem, na terça-feira (18), as comissões de Economia, às 8h, de Direitos Humanos, às 8h30, e de Legislação, às 15h. Na quarta (19), reúnem-se os membros da Comissão de Serviço Público, às 8h30, e de Saúde, também às 8h30.
Matéria relacionada:
Participação Legislativa avalia sugestão popular para moradores de rua
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba