Mesa se reúne com vereadoras de Curitiba e reforça nota de repúdio
Na tarde desta quarta-feira (3), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a bancada feminina da CMC em uma reunião realizada na sala da presidência. Na reunião, as parlamentares reafirmaram o posicionamento expressado pela Câmara na nota de repúdio emitida recentemente e debateram estratégias para fortalecer o combate à violência política de gênero.
O encontro foi marcado pela reafirmação do posicionamento da nota oficial emitida pela instituição ontem (2), que condena uma publicação do Blog do Tupan. A publicação desrespeitou as vereadoras de forma ofensiva e reafirmou estereótipos que prejudicam a atuação das mulheres na política.
Além do apoio interno, a segunda-secretária da Câmara de Curitiba, a vereadora Indiara Barbosa (Novo) destacou a mobilização de entidades externas. “Estamos recebendo apoio do Sindicato dos Jornalistas, da OAB-PR e de outras instituições. Essa publicação desconsidera a trajetória e a competência de cada uma de nós e reforça um machismo estrutural que precisa ser combatido", informou.
O presidente da Câmara, Tico Kuzma (PSD), destacou a gravidade da situação e o contexto histórico da atual legislatura. “A Câmara Municipal repudia veementemente essa publicação, ainda mais neste momento histórico em que temos a maior bancada feminina na Casa e o maior número de mulheres da história compondo a Mesa Diretora. Institucionalmente, nós pedimos a retirada do conteúdo e uma retratação, o que já foi feito pelo Blog na tarde de hoje (3)”, afirmou Kuzma.
Durante o encontro, as parlamentares reforçaram a importância de combater a violência política de gênero e destacaram a necessidade de uma atuação firme para evitar que situações como essa se repitam. A vereadora Professora Angela (PSOL) enfatizou o impacto dessa luta na sociedade como um todo. “Nós temos que ocupar esses espaços para garantir que todas as mulheres e meninas tenham seus direitos respeitados e possam estar onde quiserem, com seus corpos e suas trajetórias valorizados.”
A vereadora Camilla Gonda (PSB) destacou que o conteúdo publicado não é apenas ofensivo, mas reflete um retrocesso para toda a sociedade. “A violência política não se manifesta apenas de forma explícita. Ela acontece toda vez que somos silenciadas ou cortadas das discussões. Essa nota de repúdio foi necessária, porque essa publicação afetou diretamente as mulheres dessa Casa, eleitas democraticamente pelo povo curitibano”, declarou.
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) também reforçou o impacto estrutural desse tipo de ataque. “Essa luta não é só das mulheres, é de toda a sociedade. Homens e mulheres precisam entender que o machismo estrutural afeta a todos. Essa causa não é partidária. É sobre respeito, algo tão básico e essencial", afirmou a parlamentar.
Moção de repúdio é formalizada pela bancada feminina
Durante a reunião, as vereadoras também destacaram a apresentação de uma moção de protesto para demonstrar o repúdio contra a publicação, que será votada pelos demais parlamentares. “Protocolamos a moção hoje e estamos buscando a unanimidade nas assinaturas. É um passo importante para formalizar essa resposta e evitar futuras ações que representem violência política de gênero”, explicou a vereadora Lais Leão (PDT).
A vereadora Rafaela Lupion (PSD) ressaltou que a postura do blog não apenas ofendeu as mulheres da Câmara, mas toda a sociedade. “Uma fala preconceituosa e pejorativa como essa fere famílias e a sociedade como um todo. Por isso, nosso posicionamento é de repúdio. Não estamos aqui apenas como mulheres unidas, mas como uma Câmara composta por homens e mulheres dignos, que não aceitam esse tipo de atitude".
Carlise Kwiatkowski (PL) também reforçou o compromisso da bancada feminina com o enfrentamento dessas práticas. “Infelizmente, ainda hoje, precisamos lidar com comentários machistas que desvalorizam nosso papel na política. Estamos aqui, as 12 mulheres da maior bancada feminina da história de Curitiba, honrando quem veio antes de nós e dizendo que basta”.
Estiveram na reunião a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba presidida por Tico Kuzma (PSD) e representada pelos membros Nori Seto (PP), Bruno Rossi (Agir), Indiara Barbosa (Novo), Meri Martins (Republicanos) e Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), que recebeu, nesta tarde (3), na sala da Presidência, a bancada feminina da Casa, representada por Andressa Bianchessi (União), Camila Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Laís Leão (PDT), Professora Angela (PSOL), Rafaela Lupion (PSD) e Vanda de Assis (PT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba