Mesa Diretora da Câmara de Curitiba visita Associação Comercial do Paraná
Em reunião, Câmara de Curitiba e ACP falam sobre o desenvolvimento econômico-social da capital paranaense. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na manhã desta quinta-feira (23), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu com membros da diretoria executiva da Associação Comercial do Paraná (ACP), em um café da manhã oferecido pela instituição. “Queremos continuar ouvindo a ACP, e todos juntos queremos uma cidade melhor”, disse o presidente Tico Kuzma (PSD), que lembrou da aproximação entre as instituições no período da pandemia de covid-19.
Além do presidente, participaram da reunião Leonidas Dias (Pode) e Nori Seto (PP), primeiro e segundo-vice-presidentes, respectivamente; Bruno Rossi (Agir), primeiro-secretário; Indiara Barbosa (Novo), segunda-secretária; e Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), quarta-secretária. A terceira-secretária, Meri Martins (Republicanos), foi representada pela assessora Alian Marcela Simoneth.
“De nada adiantaria a iniciativa de alguns se não fosse a união de muitos”, disse Kuzma, citando o Barão do Serro Azul, fundador da Associação Comercial do Paraná. Esse, acrescentou, “é o grande mote desta nossa reunião”. O presidente da ACP Antonio Gilberto Deggerone falou sobre a importância de “unir forças”. “Nós não queremos fazer nada sozinhos, seria até uma pobreza da nossa parte”, disse ele, que frisou que o propósito da associação é trazer sempre “as melhores soluções para a sociedade, para o associado, para que ele possa se sentir seguro, próspero e [para que ele] cresça”.
Nori Seto falou da sua experiência ao “visitar comércios, estabelecimentos, empresas e empreendedores para poder conhecer suas histórias, trajetórias e desafios”. “São pessoas que ajudam no desenvolvimento econômico-social da nossa cidade, geram renda, geram emprego, então é importantíssimo estar dialogando”, completou. Indiara Barbosa destacou a importância do trabalho em conjunto, e Bruno Rossi desejou que a parceria seja duradoura. “Eu acho que vamos ter quatro anos muito prósperos para Curitiba”, acrescentou o vice-presidente da ACP, Paulo Sérgio Mercer Mourão. Já o 3º vice-presidente da associação, Ricardo Cansian Neto, disse que a instituição busca fazer um trabalho "que possa ajudar no crescimento e no desenvolvimento da nossa cidade".
Durante a reunião, um dos temas levantados foi a questão das pessoas em situação de rua, “que tem sido um debate da sociedade”, apontou Leonidas Dias, que lembrou que esse é um dos assuntos “relevantes e tocantes não só para a Associação Comercial como para toda a comunidade, de maneira geral”. “Que nós possamos ter uma construção plural desse debate e não ideológica”, completou o vereador. “Nós temos que, com muito cuidado, olhar e também fazer com que haja as mudanças necessárias para que a cidade tenha a evolução que merece e que também essa população não seja abandonada”, observou Giorgia Prates.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba