Mês da Visibilidade Lésbica: bares LGBT de Curitiba são homenageados
Na última terça-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou os Votos de Congratulações e Aplausos a dois estabelecimentos, Rua Pagu e Dom Beer, pelo acolhimento do público LGBTQIA+. “É uma data em que a gente pode enfatizar a importância do respeito à diversidade sexual e de gênero e também combater a discriminação e a violência contra as mulheres, além de promover uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária”, declarou Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), autora das homenagens.
A vereadora explicou que o estabelecimento Rua Pagu, localizado no bairro Juvevê, foi inaugurado em 2018 por três mulheres. O nome do local foi escolhido em homenagem à jornalista e militante Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu, “um ícone do movimento feminista”. “Mais do que um local gastronômico, é um espaço político-cultural de resistência LGBTQIA+, um espaço coletivo, com atrações culturais”, pontuou. “E o Dom Beer é um local alternativo, no Centro da cidade. É um espaço livre de preconceito, acolhendo a comunidade LGBTQIA+, especialmente as mulheres lésbicas.”
As homenagens foram entregues para Fabi Nespolo e Carolina Pimentel, representando o Rua Pagu, e para Alone Leal, representando o Dom Beer (respectivamente, 077.00499.2023 e 077.00500.2023). Em razão da data, Prates também homenageou, na terça à noite, o Espaço 37. “Como uma mulher negra, lésbica e vereadora, tenho a honra de homenagear três estabelecimentos em Curitiba que têm sido espaços de resistência, acolhimento e entretenimento para a comunidade lésbica”, elogiou.
Messauto Autopeças
Tico Kuzma (PSD), na mesma manhã, fez a entrega de Votos de Congratulações e Aplausos de sua autoria à loja Messauto Auto Peças, que completou 35 anos de fundação (077.00455.2023). “Trata-se de uma empresa familiar, que tem contribuído de maneira significativa para a comunidade do bairro do Capão Raso”, salientou.
O parlamentar ressaltou que a empresa, desde o início das suas atividades, demonstrou compromisso em servir a comunidade, e os seus fundadores, Ismael Sanches e Odila Messa, “compreenderam que sua missão ultrapassa a simples venda de peças automotivas, buscando transformar vidas ao longo de sua trajetória”.
“Em 2013, a empresa passou a ser liderada pela segunda geração da família, representada por Adriana Messa e Eduardo Messa, os quais têm mantido o legado dos fundadores, contribuindo para a comunidade do bairro e estabelecendo vínculos estreitos com colaboradores e clientes, que são tratados como verdadeiros amigos”, concluiu Kuzma. A homenagem foi entregue a Eduardo Messa e acompanhada por Victor Hugo Ferri, presidente da Associação Comercial do Capão Raso (ACCR).
Hospital Universitário Cajuru
Na quarta-feira (30), a Câmara suspendeu a sessão para dar a palavra ao gerente médico do Hospital Universitário Cajuru, Jarbas da Silva Motta Junior. O hospital foi homenageado pela Câmara, em celebração aos seus 65 anos de fundação, com os Votos de Congratulações e Aplausos (077.00506.2023).
“Há 65 anos nascia este hospital, que é um exemplo hoje para o Paraná, considerado um dos mais relevantes, o único 100% SUS e universitário, que segue todas as normas internacionais de qualidade e segurança”, declarou o médico.
A homenagem foi encabeçada pelo Jornalista Márcio Barros (PSD) e tem a coautoria dos vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), Bruno Pessuti (Pode), Eder Borges (PP), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (PSB), Marcelo Fachinello (Pode), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Mauro Bobato (Pode), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (União), Sabino Picolo (União), Sargento Tânia Guerreiro (União), Serginho do Posto (Patriota), Sidnei Toaldo (Patriota).
Na justificativa da proposição, os autores relataram que o hospital foi fundado em 1958 pela União dos Ferroviários, com a ajuda da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), com o nome de Hospital Ferroviário do Cajuru, em um prédio anexo à Escola Ferroviária de Curitiba. “Nessa época, o hospital fazia parte do bairro Cajuru e, por isso, ficou conhecido popularmente como Hospital Cajuru.”
“Em 1975, com uma mudança na lei de zoneamento da cidade, parte do bairro Cajuru (incluindo o hospital) foi transferido para o bairro Cristo Rei”, explicaram. E em 2006, o hospital foi credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Ortopedia, Traumatologia e Unidade de Transplante Renal pelo Ministério da Saúde. A homenagem foi acompanhada pelo coordenador de projetos do Cajuru, Marco Sanfelice.
Associação Passos de Amor
Na mesma sessão, Sidnei Toaldo entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à Associação Passos de Amor, representada pelo pastor Amilton Rabelo Reis (077.00507.2023). Fundada em janeiro de 2020, “a associação visa auxiliar pessoas em situações de vulnerabilidade, incluindo aquelas que se encontram em condição de rua”, explicou o vereador.
A entidade oferece um café aos domingos e um almoço mensal, além de distribuir cobertores e cestas básicas. A Passos de Amor “destaca o poder transformador da compaixão e da ação coletiva. Cada refeição servida, cada cobertor compartilhado e cada família atendida demonstram que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, há espaço para a solidariedade e o amor ao próximo”, concluiu Toaldo.
>> Leia também:
Futebol e patinação artística são destaque na Câmara de Curitiba
Advogado Roberto Bona Junior
Na sequência, Dalton Borba (PDT) homenageou o advogado Roberto Bona Junior com os Votos de Congratulações e Aplausos (077.00468.2023). O vereador lembrou que já houve uma sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, “data em que foram criadas, no ano de 1827, as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil, no Largo de São Francisco [SP] e em Olinda [PE], depois transferida para a cidade de Recife, em 1854”.
Os advogados, disse o vereador, “são responsáveis por representar os interesses dos cidadãos perante a Justiça, a fim de garantir a liberdade, a igualdade e a defesa dos direitos humanos. Tenho orgulho de dizer que é a única carreira que tem previsão constitucional, no artigo 133, dada a importância do advogado na vida de cada cidadão”.
Roberto Bona Junior é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com pós-graduação em Direito Penal Econômico e Direito Penal e Processo Penal, áreas em que atua com mais ênfase, pontuou Borba. Além disso, é conselheiro nacional da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas e da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas. “Um grande advogado, que é uma revelação aqui em Curitiba”, enalteceu o parlamentar.
Programa RIC Podcasts
Por fim, a Sargento Tânia Guerreiro (União) entregou homenagem de sua autoria à equipe técnica do Programa RIC Podcasts “em especial pela série de oito episódios de ‘Túmulos Invisíveis’, lançado em 2022 e que traz histórias reais de abuso infantil e pedofilia” (077.00267.2023).
A vereadora explica, na justificativa do requerimento de Votos de Congratulações e Aplausos, que a homenagem também é alusiva ao Maio Laranja, campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Nós trabalhamos com pessoas que foram vítimas de pedofilia ou tiveram familiares que foram vítimas”, relatou.
“A oportunidade que a RIC Podcasts deu para essas pessoas, de verbalizar tudo o que estavam sentindo, e servir de exemplo para os outros foi de extrema importância”, disse Guerreiro. “A gente vê um trabalho que deu certo e com uma equipe tão especializada e pronta para ajudar”, continuou. A parlamentar participou das gravações e ressaltou que se sente grata e honrada por ter sido convidada. “Foi um trabalho maravilhoso que nós fizemos”. O diploma foi entregue para Mario Petrelli Neto, João Veiga e Thabita Yuri Jesus da Costa.
Outros requerimentos
Durante a semana, a Câmara também aprovou novos Votos de Congratulações e Aplausos. Na segunda-feira (28), por exemplo, Pier Petruzziello (PP) debateu homenagem de sua autoria ao médico Salmo Raskin, especialista em Pediatria e mestre e doutor em Genética (077.00524.2023). O médico, explica o vereador, desenvolveu o chatbot Dika, um algoritmo que “calcula a probabilidade de um bebê nascer autista. De forma gratuita, a ferramenta faz uma triagem e mapeia as condições genéticas do casal, de acordo com o histórico familiar, democratizando o acesso ao aconselhamento genético”. “Ele descobriu a primeira ferramenta brasileira, uma das primeiras do mundo, um cidadão aqui de Curitiba, que trabalha aqui em Curitiba, para prever a possibilidade de uma criança ter autismo ou não”, declarou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba