Mês da Mulher: cartilha à vítima de violência foi lançada em Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia e Nicole Thessing**, especial para a CMC — publicado 01/04/2024 09h50, última modificação 01/04/2024 09h55
Além da cartilha à mulher em situação de violência sexual, Mês da Mulher teve outras ações na Câmara de Curitiba.
Mês da Mulher: cartilha à vítima de violência foi lançada em Curitiba

Cartilha traz orientações sobre cuidados imediatos para a garantia da saúde da vítima e providências legais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em março, Mês da Mulher, uma das ações internas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi o lançamento do Guia de Orientação para Vítimas de Violência Sexual. O guia foi editado pela Procuradoria da Mulher (ProMulher), órgão independente da estrutura administrativa do Poder Legislativo, e reúne, por exemplo, orientações sobre cuidados imediatos e providências legais, com uma linguagem acessível à população.

A cartilha à mulher em situação de violência sexual pode ser acessada na página da ProMulher, no site da Câmara de Curitiba, por qualquer cidadã (confira aqui). O material foi lançado durante evento no dia  no dia 13 de março, no auditório do Anexo 2 da CMC, e contou com a participação de mulheres de diversos segmentos de Curitiba, além de representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

Cartilha para vítimas de violência sexualNa abertura do evento, a procuradora da Mulher na Câmara, Maria Leticia (PV), relatou o caso de uma vítima que recorreu à ProMulher. Ela “sofreu o crime e não sabia o que fazer, aonde ir, o que ela podia fazer, com quem ela poderia buscar orientação”, explicou.

“E nós fizemos isso, como um passo a passo mesmo, usando uma linguagem praticamente não técnica, no sentido de facilitar o entendimento desta cartilha”, completou a vereadora sobre o guia "construído a muitas mãos”. Além dela, a ProMulher é formada pelas procuradoras-adjuntas, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) e Noemia Rocha (MDB).

Homenagem às servidorasHomenagem às mulheres da Câmara de Curitiba

A sessão plenária do dia 6 de março, uma quarta-feira, foi suspensa para homenagem da Câmara de Curitiba pelo Dia Internacional da Mulher. O vídeo foi produzido pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) para apresentar parte das mulheres que trabalham na Casa, entre vereadoras, servidoras, terceirizadas e estagiárias.

“Essa foi uma singela homenagem, fizemos questão, junto à nossa Comunicação, de mostrar o rosto da grande maioria das nossas servidoras”, disse o presidente Marcelo Fachinello (Pode) ao fim da apresentação (assista aqui). Ele destacou a presença das mulheres em cargos de chefia da instituição.

“Muito especialmente, quero cumprimentar aqui as minhas colegas vereadoras”, prosseguiu Fachinello. “Todas vocês têm histórias diferentes, pautas políticas diferentes, mas certamente representam a população de Curitiba com grande competência e seriedade. Todas vocês têm a minha, a nossa admiração e o nosso respeito. Parabéns pelo trabalho de vocês”, concluiu. A bancada feminina da Casa é composta por sete mulheres. São as vereadoras Amália Tortato (Novo),  Giorgia Prates - Mandata Preta, Indiara Barbosa (Novo), Maria Leticia, Noemia Rocha, Professora Josete (PT) e Sargento Tânia Guerreiro (Pode). 

Quick massage no café para as servidoras da CMC

As servidoras da Casa também puderam participar, durante o último dia 7, de um café da manhã especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovido pelo setor de Gestão de Pessoas, em parceria com a Associação de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC). Realizado no auditório do Anexo 2, o evento contou com uma dinâmica orientada pela terapeuta Adriana Czelusniak, servidora da Divisão de Saúde Ocupacional (DSO), e com a oferta de quick massage.

Câmara entrega tampinhas ao Asilo São Vicente de Paulo

O Asilo São Vicente de Paulo recebeu da Câmara de Curitiba, no dia 8 de março, mais de 100 quilos de tampinhas arrecadadas na campanha Tampinha Paraná. A campanha é uma ação solidária abraçada pela Câmara, em parceria com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

O asilo “tem 150 mulheres que são assistidas por eles, e a gente foi em um dia especial, que foi o Dia das Mulheres. Além de entregar as tampinhas para que sejam revertidas em fraldas geriátricas, a gente também levou um presentinho para cada uma das senhoras que moram no asilo”, relata o servidor Hamilton Junior, presidente da ASCMC, que participou da entrega do material arrecadado. 

Entreda tampinhas no asilo“A gente fica agradecido, porque o padre relatou que, hoje, 80% [dos recursos] para a compra de fraldas geriátricas vêm através das tampinhas. Então, a gente quer aumentar também a nossa arrecadação”, conta Junior. O servidor explica, então, que a ideia para este ano é estender a coleta para outros locais, como escolas e comércio, “para que a gente chegue no objetivo de custear 100% do que hoje o asilo precisa para comprar fraldas”.

Junior também lembra da competição entre estagiários da Câmara, no ano passado, com a entrega de prêmios para os três que mais arrecadaram tampinhas. A gincana terminou por arrecadar um total de 80 quilos de tampinhas. A ideia para este ano é promover uma nova competição, mas desta vez com a participação de toda a Câmara. “Uma competição sadia para que a gente atenda esse lado solidário”, conclui.

O que é a campanha Tampinha Paraná?

A campanha tem como objetivo usar a reciclagem das tampinhas para apoiar financeiramente instituições de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade social. Com a coleta, o material é comercializado com empresas especializadas em reciclagem e se transformam em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos.

Diretoria de Comunicação participa de treinamento no TRE-PR**

Os jornalistas da Diretoria de Comunicação Social (DCS) do Legislativo iniciaram sua participação em uma capacitação sobre as eleições 2024 voltada aos profissionais de imprensa. O treinamento é promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e será dividido em cinco encontros. No primeiro, que aconteceu no dia 21 de março, os servidores receberam informações e puderam tirar dúvidas sobre o Cadastro Eleitoral e todo o calendário do pleito deste ano.

O treinamento foi conduzido pelo coordenador de Cadastro Eleitoral do órgão, Guilherme Babora do Carvalhal; e pelo secretário de Comunicação, William Galera Garcia. Os servidores da DCS, Marcio Alves da Silva e Pedritta Marihá Garcia, juntamente com jornalistas do Grupo RPC e da Rádio CBN, tiraram dúvidas sobre o fim do prazo para cadastro eleitoral. Por exemplo, o dia 8 de abril é a data limite para que eleitores e eleitoras que não têm cadastro biométrico na Justiça Eleitoral solicitem operações de alistamento, transferência e revisão pelo serviço de autoatendimento eleitoral na internet.

O TRE-PR também apresentou números atualizados do Paraná: são quase 8,5 milhões de cidadãos e cidadãs que estão aptos a irem às urnas para escolher os prefeitos, vices, vereadores e vereadoras para a legislatura 2025-2028. Deste volume, cerca de 597 mil pessoas não cadastraram a biometria, e 89,9 mil delas são eleitores e eleitoras de Curitiba. A próxima etapa do treinamento está marcada para dia 11 de abril, quando o TRE-PR vai tirar dúvidas dos jornalistas sobre as convenções partidárias, janela partidária e registro de candidaturas. O calendário eleitoral pode ser consultado aqui.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

**Matéria elaborada pela jornalista Pedritta Marihá Garcia
Revisão: Ricardo Marques