Mérito Fernando Amaro entregue a profissionais de destaque

por Assessoria Comunicação publicado 02/12/2011 17h40, última modificação 13/08/2021 08h05
A distinção honorífica Mérito Fernando Amaro foi entregue, na noite desta quinta-feira (1), a poetas, escritores, professores e jornalistas paranaenses que se destacaram em suas atividades durante os anos de 2009, 2010 e 2011. A solenidade, no plenário da Câmara de Curitiba, atendeu proposição de diversos vereadores. A sessão foi comandada pelo presidente em exercício da Casa, vereador Sabino Picolo (DEM), e contou com a participação de autoridades, familiares e amigos dos agraciados.
“Hoje, nos reunimos nesta Casa para homenagear as mais expressivas personagens produtoras e criativas de obras literárias no romance, jornalismo e poesia”, disse o vereador Francisco Garcez (PSDB), ao saudar os indicados. Acrescentou que são intelectuais das letras e almas sensíveis, gente dos cânticos e dos amores. O parlamentar discorreu, também, sobre a vida de Fernando Amaro, primeiro poeta paranaense, nascido em Paranaguá em 1831, que teve suas obras publicadas em vários jornais, folhetins, almanaques e periódicos, como os jornais Dezenove de Dezembro, O Sapo, O Itiberê, entre outros.
Comunicação
“A arte de se comunicar não é fácil porque muitas vezes falamos para ouvidos que não querem ouvir”, disse o padre Reginaldo Manzotti, um dos homenageados, em seu agradecimento. Lembrou que a comunicação requer sempre atualização, que a cada dia aumenta a agressividade e a violência e que o povo está desacreditado em si mesmo. Afirmou que os artistas lançam luzes para as pessoas e mostram o melhor, que é o amor, porque, para exercer a comunicação, é preciso amor. “O título demonstra que existem muitos que querem dar e fazer o bem”, ressaltou Manzotti. O padre encerrou seu pronunciamento agradecendo aos parlamentares a homenagem, em nome de todos, destacando que a arte de se comunicar é feita com dedicação, amor e carinho e que o Paraná tem força para ser presença do bem no Brasil.
Presenças
Além dos vereadores, prestigiaram o evento a cônsul geral da República da Polônia, Dorotta Joanna Barys; a deputada e ex-vereadora Mara Lima; o ex-secretário de Educação do Paraná, Francisco Borsari Neto; Carmem Lucia Rigoni, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná; Lilia Souza, da Academia Paranaense de Poesia, e Elisio Eduardo Marques, do Centro de Letras do Paraná, entre outros.