Memorial polonês será revitalizado

por Assessoria Comunicação publicado 17/01/2008 17h35, última modificação 18/06/2021 10h19
O Memorial da Imigração Polonesa, próximo a uma das entradas do Bosque João Paulo II, na Rua Mateus Leme, no Centro Cívico, será totalmente revitalizado com obras programadas dentro das emendas ao Orçamento deste ano. A informação é do primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, Tito Zeglin (PDT), que incluiu o pedido no projeto, aprovado em dezembro do ano passado.
O memorial, além de ter uma representação significativa da imigração polonesa na cidade, também serve de referência da visita feita pelo Papa João Paulo II, sendo uma “homenagem perpétua da contribuição desta cultura ao desenvolvimento de Curitiba”, enfatiza Zeglin. O espaço, com 48 mil metros quadrados, tem ciclovia, palco, sanitários, playground, lojas de artesanato, sede dos escoteiros e sete casas típicas da aldeia polonesa, construídas no início da colonização, em 1878. Todos os equipamentos serão revitalizados, segundo pedido feito pelo vereador.
Outras
Outras emendas foram apresentadas pelo primeiro vice, que incluiu parcela de recursos para o Hospital Pequeno Príncipe, saneamento e tubulação para águas pluviais, pavimentação alternativa e calçamento. Foi programado novo aterro da Rua Milton Machado, no Cajuru, e tubulação de águas pluviais na Rua Francisco de Camargo Pinto, Pinheirinho. Também foram planejadas as pavimentações das ruas Frei Eurico de Mello, na Cidade Industrial, e Alfredo Scorcin, em Santa Felicidade.
Tito Zeglin incluiu, ainda, nas emendas para o Orçamento obras de calçamento, seja recuperação ou novos espaços, na Regional do Pinheirinho, ruas Rodolfo Teixeira de Souza, Flávio Bonat, Rubem Berta, Valentin Pedro Zanon, Tenente-coronel Manoel Assumpção, Odir Gomes da Rocha, Arcésio de Barros Lima e o jardinete Jorge Fahd. Na região do Bairro Novo, o calçamento da Rua Pérola do Oeste. Na Cidade Industrial, o da Rua Ulisses Aurélio Visioni e, no Cajuru, das ruas José dos Santos e Yedo Farias Pinto.
Capelas
Atendendo reivindicação da comunidade religiosa, que pede por mais segurança e tranqüilidade nos deslocamentos, Zeglin relacionou os calçamentos no entorno das capelas Santa Edwiges, Nossa Senhora de Pompéia, São Carlos Boromeu, São Sebastião, Sagrado Coração, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora Aparecida, Divino Espírito Santo e Paróquia Santana.