Memorial Chiara Lubich será inaugurado neste sábado

por Assessoria Comunicação publicado 18/08/2011 19h40, última modificação 11/08/2021 09h36
A fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, receberá homenagem póstuma neste sábado (20). Na ocasião, será inaugurado um memorial, localizado no Bosque do Trabalhador, na Cidade Industrial de Curitiba. O evento contará com a presença do prefeito Luciano Ducci e do vereador Tito Zeglin (PDT), que indicou o referente logradouro para tal fim. “Conheço o legado da Chiara Lubich e seu alcance mundial deixado em várias áreas, sobretudo no social e meio ambiente, bem como a sua influência inclusive perante as grandes líderes internacionais. Através de contatos com os focolarinos de Curitiba, indicamos este espaço para perpetuar os fundamentos deste movimento na nossa cidade, bem como  fazer desta área, um ponto de visitação dos integrantes dos Focolares”, justifica o parlamentar.
Devem participar da inauguração do Memorial Chiara Lubich autoridades municipais e estaduais, lideranças religiosas e comunitárias. Também estarão presentes Anna Maria Pigoni e João Manoel Mota, representantes do Centro Internacional do Movimento dos Focolares para o Brasil.  
Quem é
Chiara Lubich (1920-2008), fundou o Movimento dos Focolares (Obra de Maria), em 1943. É considerada uma das mais renomadas personalidades no campo espiritual do último século. Católica, dedicou-se, em posição de vanguarda, à comunhão eclesial, ao ecumenismo, ao diálogo inter-religioso e com pessoas de convicções não religiosas.
Foi agraciada por 15 títulos de doutorado Honoris Causa, em diversas disciplinas e por várias honrarias de organismos nacionais e internacionais, além de cidadanias honorárias nas mais importantes cidades italianas e em Buenos Aires. Foi promotora incansável da cultura da unidade e da fraternidade entre os povos.