Memória política de Curitiba será debatida em conferência amanhã

por Assessoria Comunicação publicado 05/10/2016 10h05, última modificação 08/10/2021 10h51

Nestas quinta (6) e sexta-feira (7), a Câmara Municipal vai sediar a conferência “Memória Política de Curitiba”, promovida pela Escola do Legislativo da Casa. Nesses dois dias, das 8h às 18h, serão apresentados aos participantes temas como a história política do Paraná nos últimos 20 anos, os vereadores de Curitiba no século 19 e a literatura sobre as instituições legislativas brasileiras.

O evento é resultado de uma parceria entre a Câmara, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Centro Universitário Internacional (Uninter). A atividade é aberta a toda população e é gratuita. Será realizada no auditório do Anexo II, no 4º andar do prédio cuja portaria fica na avenida Visconde de Guarapuava.

Trabalho coordenado
Para Antonio Torrens, diretor da Escola do Legislativo, esta é uma oportunidade para que as instituições envolvidas possam desenvolver um trabalho coordenado sobre a história da cidade. “O objetivo da Escola é possibilitar essa congregação. Os trabalhos apresentados certamente trarão mais subsídios para o entendimento dos aspectos políticos da história de Curitiba. Queremos trazer a academia e a sociedade para perto da instituição”, afirmou ele.

Ana Christina Vanali, coordenadora do Grupo de Trabalho 1 (Composição do Legislativo) se diz animada. “O fato da instituição Câmara ter tido a iniciativa do evento nos dá ânimo em fazer um projeto bem estruturado, para conhecimento e divulgação do rico acervo histórico que o Legislativo possui”, comenta a pesquisadora. Ela também destaca que o projeto é multidisciplinar, isto é, envolve várias áreas. Para Vanali, “isso demonstra mais ainda a importância do acervo da Câmara no que diz respeito à vida de toda a sociedade curitibana e não apenas "dos políticos"".

Pesquisas
No dia 6, haverá duas conferências. Uma com o professor Ricardo Costa de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR), com o título “Os estudos sobre a história política do Paraná nos últimos 20 anos” - das 8h30 Às 9h30 -,  e outra com o professor Alessandro Cavassim Alves (FASBAM), com o título “Vereadores de Curitiba no século XIX e a dinâmica das eleições municipais” - das 10h30 às 11h30.

À tarde o horário será reservado à apresentação de trabalhos, como o do  servidor da Câmara João Cândido Martins, intitulado “Por que Curitiba esqueceu Ernesto Guaita?”. Natália Granato falará sobre quem foram os presidentes do Legislativo entre 1947 e 1964. A relação dos vereadores com os empresários do transporte público é o tema de Fernando Marcelino, a tentativa de transformar o dia 20 de novembro em feriado da Consciência Negra será abordado por Marco Aurélio Barbosa e Gloria Estevinho tratará da participação feminina na política da Grande Curitiba.

No dia seguinte, sexta-feira (7), a primeira conferência abordará os efeitos das ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) estaduais no processo legislativo municipal e estadual. Ela será ministrada pelo professor Fabrício Ricardo de Limas Tomio, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR. A exposição vai das 8h30 às 9h30. Em seguida, às 10h30, falará o professor André Ziegman, do curso de Ciência Política do Centro Universitário Uninter, que fará um balanço da literatura sobre as instituições legislativas brasileiras.

Na parte da tarde, a partir das 14h, cinco pesquisas serão apresentadas. Romer Santos discutirá a trajetória dos partidos políticos em Curitiba por meio das coligações proporcionais. Rafael Perich pesquisou e classificou os projetos de lei apresentados de 2013 a 2015. “O lobby enquanto técnica para a ação estratégica de defesa de interesses” é o trabalho de Lucas Vicente Cardoso de Souza e, encerrando a Conferência Memória Política, Marcus de Oliveira discutirá a atuação legislativa na regulamentação do uso da água, no fim do século XIX.

As pesquisas apresentadas no período da tarde foram divididas em dois grupos de trabalho, coordenados pelas pesquisadoras Mônica H. H. Silva Goulart (DAESO/UTFPR) e Ana Christina Vanali (NEP/UFPR) – GT 1, na quinta; Audren Azolin (NuPP-CiPol/Uninter), Pedro Leonardo de Medeiros (Uninter) e Luiz Fernando N. Moraes (Nupp-CiPol/Uninter) – GT 2, na sexta. Confira a programação aqui.