Membro da ordem maçônica recebe título

por Assessoria Comunicação publicado 11/06/2012 19h25, última modificação 02/09/2021 09h53
A Câmara Municipal de Curitiba concedeu, na noite da última quarta-feira (6), o título de cidadão honorário a João Krainski Neto. A solenidade, proposta pelo vereador Zé Maria (PPS), foi presidida pelo vereador Caíque Ferrante (PRP), segundo-secretário da Casa. Além dele, compuseram a mesa Jorge Luiz de Paula Martins, secretário municipal de Relações Institucionais, que representou o prefeito Luciano Ducci; coronel Antônio Alves do Amaral Filho, do 6º Comando Regional de Policiamento, representando o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk;  grão-mestre adjunto do Grande Oriente do Paraná, Jesus Alves Soares; grão-mestre da Grande Loja do Paraná, Iraci da Silva Borges; grão- mestre de honra do Grande Oriente do Brasil, Paulo Maia de Oliveira, e o grão-mestre de honra da Grande Loja do Paraná, Sidney Pinto.
Após a execução do hino nacional, a saudação ao homenageado foi feita por  Zé Maria. Ele lembrou que cada vereador de Curitiba possui a prerrogativa de homenagear quatro pessoas por mandato, isto é, uma pessoa por ano. Por essa limitação, a escolha deve ser pautada por muito rigor e foi justamente por isso, de acordo com ele, que optou pelo nome de João Krainski Neto. Nascido em Agudos do Sul, em 1950, o homenageado se tornou aspirante a oficial da Polícia Militar do Paraná em 1970. Sua formação acadêmica foi na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde cursou Direito e Letras. Entre os cargos que ocupou, destacam-se o comando do 12º e do 13º Batalhão, a direção da Guarda Municipal, as atividades de instrutor de direito civil na Academia Militar do Guatupê e também a direção das mais importantes instituições penitenciárias do Estado. Além disso, é integrante do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR).
Maçonaria
O vereador Zé Maria também destacou a atuação do homenageado como membro da maçonaria. “Na estrutura da ordem maçônica, João Krainski é grande chanceler da Confederação Maçônica do Brasil e grande chanceler de Relações Exteriores do Supremo Conselho do Grau 33 do Paraná. Tais títulos foram frutos de muitos anos de dedicação e envolvimento com as causas filantrópicas e humanistas promovidas pela instituição”, destacou o parlamentar. Antes de encerrar seu pronunciamento, Zé Maria fez questão de esclarecer que “tais atividades públicas não teriam a mesma importância caso o homenageado não fosse, acima de tudo, um homem dos mais altos princípios”.
Agradecimento
João Krainski agradeceu a presença dos familiares e amigos, “sem os quais nada faria sentido”. Agradeceu também a iniciativa do vereador Zé Maria, cuja atividade política considera das mais relevantes. Esse foi o mote para que fizesse algumas considerações sobre os princípios e valores que devem nortear a conduta dos homens públicos. Lembrou de suas atividades enquanto diretor da Guarda Municipal e de algumas instituições penitenciárias. Na condição de militar, sempre fez questão de tratar com respeito os mais velhos, independente de suas patentes. Membro da maçonaria desde 1991, Krainski entende que é necessário se dedicar, sempre que possível, ao próximo e ao bem-estar da coletividade. Dedicou palavras de agradecimento aos amigos integrantes de lojas maçônicas e enalteceu o trabalho humanitário prestado por elas.  
Depois da execução do Hino de Curitiba, Jorge Luiz de Paula Martins, secretário municipal de Relações Institucionais, também falou das qualidades do homenageado e o enalteceu enquanto amigo pessoal.
Estavam presentes na solenidade Eli Ribas da Silva, diretor administrativo da Associação da Vila Militar; Salvatore di Chiara, presidente da Assembleia Legislativa Maçônica do Grande Oriente do Paraná; Antônio Reginaldo Moreira da Silva, representando o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, e Jorge Luiz Bernardi, vice-reitor do Grupo Educacional Uninter e ex-vereador da Casa.