Melhora da mobilidade urbana discutida em plenário
O transporte público e a mobilidade urbana foram temas abordados em plenário na manhã desta terça-feira (19). A motivação que gerou o debate aconteceu quando o vereador Valdemir Soares (PRB) ocupou a tribuna para reiterar a importância do projeto de sua autoria, que trata do uso de faixas exclusivas para ônibus em vias de tráfego pesado. “A imprensa divulgou recentemente que o trânsito em Curitiba chega a atingir 134 km de lentidão, um índice que ultrapassa cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre”, declarou o vereador.
O projeto prevê que vias com mais de quatro pistas poderiam ter uma delas reservada para o uso exclusivo dos ônibus, iniciativa que, no entendimento do parlamentar, traria vantagens para motoristas comuns e também para profissionais do transporte coletivo, a começar pelo descongestionamento dos veículos e diminuição no tempo de locomoção. Valdemir lembrou que “outras cidades que adotaram esse sistema têm alcançado resultados positivos, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.”
Debate
Em aparte, o vereador Bruno Pessutti (PSC) lembrou que convém ao sistema de transporte ser atrativo aos consumidores. Para ele, “o desconforto e a demora nos ônibus são realidades vividas por uma enorme parcela da população todos os dias, o que é inconcebível”. Da mesma forma manifestou-se o vereador Rogerio Campos (PSC), que declarou seu apoio ao projeto. “A solução trazida por Valdemir pode efetivamente representar um avanço para a mobilidade em Curitiba”, observou Campos. O vereador convidou aos demais parlamentares para uma reunião a ser realizada na sexta-feira, às 14 horas, nas dependências da URBS. “Será debatida a tarifa para o transporte coletivo”, esclareceu o vereador.
Valdemir acrescentou que foram feitos contatos com a URBS e com a Setran, órgãos responsáveis pela dinâmica da mobilidade em Curitiba. “Um projeto dessa natureza envolve estudos e pareceres técnicos que podem demandar um certo tempo de elaboração, mas o objetivo é que, em breve, algumas das vias mais importantes da cidade estejam descongestionadas”, disse ele.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba