Meire Nogueira recebe título de cidadania

por Assessoria Comunicação publicado 20/09/2006 17h35, última modificação 11/06/2021 08h39
A comunicadora Meire Nogueira Mazolla foi homenageada, nesta terça-feira (19), com o título de Cidadã Honorária de Curitiba. A sessão solene, atendendo proposta do líder do prefeito na Câmara, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), ocorreu no plenário do Palácio Rio Branco, sob o comando do primeiro vice-presidente, Jair Cézar (PTB), e com a presença de ilustres personalidades da mídia paranaense, como o diretor da TV Educativa, jornalista Marcos Batista.
Em sua saudação, o parlamentar destacou que a homenageada é “um marco na televisão paranaense, exemplo de criatividade, simpatia, beleza e competência. Sempre foi em busca dos seus ideais e jamais recuou das dificuldades. Venceu barreiras, preconceitos e conquistou, com seu talento, espaço de respeito e reconhecimento nacional na imprensa. Tem elevado o nome da cidade através do seu brilhante programa ‘Alegria de Viver’ (pela TV Paraná Educativa), constituindo-se motivo de orgulho para Curitiba”.
Meire é natural de Ondas Verdes (SP). Sua família se instalou em Rolândia (PR) quando a homenageada tinha um ano. Posteriormente, veio para Curitiba, onde iniciou seus estudos. Concluiu o nível superior na Faculdade de Direito da Unaerp, em Ribeirão Preto (SP). Ingressou na carreira como comunicadora em São Paulo. Jornalista e radialista, ainda muito jovem venceu dificuldades e preconceitos, enfrentando obstáculos familiares por sua formação rígida e conservadora.
Conquistas
Inscreveu-se no concurso Miss Inverno e conquistou o primeiro lugar entre 110 candidatas, recebendo como prêmio o contrato com a TV Record, onde iniciou suas atividades na área da comunicação e imprensa. Daí em diante, fez muito sucesso, conquistando vários prêmios e recebendo muitas homenagens. Trabalhou como produtora e apresentadora de diversos programas, tanto em rádio quanto em televisão, em todo o Brasil. Recebeu dois dos maiores prêmios da TV brasileira: o Troféu Imprensa e o Troféu Roquete Pinto.
Em 1966, foi criado o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, que Meire Nogueira recebeu das mãos do então governador Adhemar de Barros. Chegou a receber 35 prêmios num só ano. Criou, em 1985, o primeiro programa voltado à terceira idade, que patenteou e registrou para rádio e televisão com o título "Tempo de Viver", levado ao ar diariamente, em rede nacional, por cinco anos através da Rede Vida de Televisão, o seu mais importante e gratificante trabalho, segundo diz.
Trabalhos
Entre suas inúmeras realizações, ressalta-se mais uma, a produção Meire Nogueira & Cia, programa veiculado diariamente, em Brasília, durante um ano, abordando política e economia. Posteriormente, foi convidada por Nagib Chede, fundador da primeira emissora de TV no Paraná, a TV Paranaense, para participar da programação. Há dois anos e meio, trabalha na TV Educativa do Estado, onde comanda o Programa Alegria de Viver, contendo variedades, informações, cultura, utilidade pública, descontração e muita alegria. Vai ao ar diariamente, com duas horas de duração e pode ser assistido em rede nacional pela internet.