Meio Ambiente visita áreas de risco na Região Norte
Vereadores da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável percorreram, na quinta-feira (16), áreas de risco mapeadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente (SMMA). O trabalho de campo foi acompanhado pelo secretário da pasta, Renato Eugênio Lima, que apresentou aos parlamentares alguns dos pontos já identificados pela equipe que Plano Municipal de Gestão de Riscos.
“Conhecendo essa realidade podemos atuar de maneira mais eficiente no sentido de viabilizar recursos na aprovação da Lei de Diretriz Orçamentária (LDO) para revitalização de áreas degradadas da cidade, por exemplo”, explica o presidente da comissão, Bruno Pessuti (PSC). Na atividade, ele foi acompanhado pelos parlamentares Helio Wirbiski (PPS) e Aladim Luciano (PV), além dos diretores de Gestão de Riscos (Fernando Bettega) e de Recursos Hídricos e Saneamento (Marlise Teresa Eggers Jorge), ambos da SMMA.
Um dos pontos visitados durante a diligência da comissão de Meio Ambiente foi a Vila José Culpi, no bairro Santa Felicidade. Renato Lima alertou os vereadores que as pessoas que moram ali enfrentam uma situação de risco. “É sujeita a deslizamentos devido às ocupações irregulares em um vale de drenagem, em terrenos com grande declividade”, explicou. Segundo ele, existem outras 100 áreas na cidade com estas características, situadas principalmente na região Norte.
Para o secretário do Meio Ambiente, os vereadores da comissão deixarem a Câmara de Curitiba e visitarem esses locais é importante para melhorar a atividade legislativa. “Cumprimento a comissão pela iniciativa, que foi muito produtiva por unir Executivo e Legislativo para conversar e encontrar, juntos, os caminhos para melhorar a cidade. O diálogo é uma ferramenta fundamental neste processo”, afirmou. “É muito importante conhecer os problemas de perto para que seja possível ajudar a construir soluções”, reconheceu Hélio Wirbiski.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba