Meio Ambiente debate acumulação de animais

por Assessoria Comunicação publicado 05/04/2013 18h30, última modificação 15/09/2021 07h23

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Curitiba vai se reunir na próxima segunda-feira (8) para tratar da legislação de proteção dos animais. O debate terá foco nos acumuladores e na criação e comércio de bichos de estimação. A atividade ocorre a partir das 14h30, no plenário.

O colegiado recebe, para o evento, o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Alexander Biondo, e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Eliel de Freitas.

Segundo o presidente da comissão, Bruno Pessuti (PSC), o CRMV-PR discute mudanças na lei municipal em vigor referente à comercialização de animais, e o representante da entidade vai apresentar a proposta aos vereadores. Quanto aos acumulares, ele explica que, após o incêndio que vitimou cerca de 40 cães em imóvel da capital, em março, o colegiado trabalha junto à SMMA para criar legislação específica à problemática.

“A ideia é aproximar a acumulação aos maus-tratos, dissociando-a da proteção aos animais, e criar mecanismo para determinar responsabilidades ao Executivo municipal, tanto na questão do meio ambiente quanto da saúde pública”, completa Pessuti. Também compõem a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Aladim Luciano (PV), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Helio Wirbiski (PPS) e Jairo Marcelino (PSD).

Outras comissões

Na terça (9), às 8h, a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização analisa parecer a mensagem do Executivo referente a permuta de áreas no bairro Água Verde. No mesmo dia, às 15, Legislação, Justiça e Redação discute diversas proposições. Já na quarta (10), às 14h30, no plenário, a Comissão de Educação, Cultura e Turismo recebe a secretária municipal da Educação, Roberlayne Roballo.

Também no plenário, na quinta (11), a partir das 9h, os colegiados de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Urbanismo e Obras Públicas tratam da instalação de antenas de telefonia móvel em Curitiba. No mesmo dia, às 15h, a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte faz visita ao Hospital do Idoso.