Meio Ambiente acata divulgação da qualidade da água dos rios
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (20), o parecer favorável ao projeto que trata da análise e divulgação dos resultados da qualidade da água dos rios e lagos da cidade. A proposta (005.00118.2013) é de autoria de Bruno Pessuti (PSC), presidente do colegiado.
O substitutivo geral (031.00011.2014) estabelece que a publicização desses resultados deve atender o artigo 5º da lei municipal 7.833/1991, que garante aos cidadãos o livre acesso às informações sobre as questões ambientais do município. O texto ainda determina que os dados sejam divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura de Curitiba e que o conteúdo inclua instruções sobre a preservação do meio ambiente.
Segundo o relator da matéria, Helio Wirbiski (PPS), “é essencial a população saber qual é a qualidade da água que consome. É uma questão de saúde pública”. Com a aprovação no colegiado, o substitutivo geral está pronto para votação em plenário. Se aprovado pelos vereadores, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet.
Além de Bruno Pessuti e Helio Wirbiski, também integram a Comissão de Meio Ambiente: Aladim Luciano (PV), Noemia Rocha (PMDB) e Valdemir Soares (PRB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba