Médico veterinário terá dia municipal

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2007 19h30, última modificação 18/06/2021 07h13
Foi aprovada por unanimidade a criação do Dia Municipal do Médico Veterinário, a ser comemorado anualmente em 09 de setembro. A proposição, de autoria do vereador Valdenir Dias (PSB),  foi votada na sessão plenária desta quarta-feira (31), na Câmara de Curitiba.
O presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Casa, vereador Angelo Batista (PP), elogiou a proposta. Para ele, “cada vez mais o Brasil precisa de veterinários competentes para trabalhar na vigilância sanitária”, disse, remetendo aos recentes episódios de envenenamento de leite e queijos estragados comercializados e consumidos no País.
Profissão
A necessidade do estudo da medicina veterinária surgiu quando o homem primitivo começou a domesticar animais. Os mais antigos registros da atividade datam do século XVIII A.C. Já a veterinária moderna teve a sua origem em 1762, na França.
No Brasil, a profissão se concretizou com decreto de lei de 1910, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, que tornava obrigatório o ensino específico. No mesmo ano, foram criadas a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, ambas no Rio de Janeiro.