Médico vai receber título de Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 11/10/2011 19h10, última modificação 12/08/2021 09h07
O médico Jurandir Marcondes Ribas Filho, professor de Cirurgia do curso de Medicina da Faculdade Evangélica, será homenageado nesta quinta-feira (13), na Câmara Municipal. O  vereador Serginho do Posto (PSDB) vai entregar o título de Vulto Emérito de Curitiba. A sessão solene será às 20h, no plenário do Anexo II. Durante a votação da iniciativa, os vereadores destacaram o lado humano do homenageado frente à sua profissão.
Graduou-se médico em 1977 e, em seguida, foi aprovado em primeiro lugar no concurso para residência médica em cirurgia. Em 1980, prestou concurso, quando foi aprovado como especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (1983) e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia, em 1984.
Especialista
Em 1992, após ter sido aprovado para o curso de doutorado em Clínica Cirúrgica da Universidade Federal do Paraná, defendeu sua tese "Alterações morfológicas na vigência da peritonite aguda", onde obteve o grau acadêmico de doutor em 1994. Em 1991, realizou estágio no Instituto de Saúde da Catalunha em Barcelona - Espanha, onde obteve o certificado de especialista em procedimentos laparoscópicos. Durante sua vida profissional tem participado de inúmeros congressos médicos nacionais e internacionais. É professor de Cirurgia do curso de Medicina da Faculdade Evangélica, docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Princípios da Cirurgia da Faculdade Evangélica do Paraná. Em 2005, foi aprovado membro titular da Academia Paranaense de Medicina. Publicou mais de 80 trabalhos científicos em revistas médicas nacionais e internacionais e é autor de livros e capítulos de livros.
Internacional
Foi presidente da Associação Médica do Paraná em 1999. Concluído seu mandato em 2002, foi eleito para diretoria da Associação Médica Brasileira, onde hoje é vice-presidente. Também foi presidente e Fellow do International College of Surgeons, tendo, nesta mesma entidade, sido eleito, em Londres, "Governor of the  International College of Surgeons", em 1992.