Médico será Vulto Emérito de Curitiba
O título de Vulto Emérito de Curitiba será entregue nesta quarta-feira ao médico Renato Valmassoni Pinho. A homenagem, proposta pela vereadora Nely Almeida (PSDB) e aprovada por unanimidade, terá início às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
O homenageado nasceu em Curitiba, em 1944, e iniciou seus estudos no colégio Santa Maria, graduando-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná em 1969. Nos anos 70 a 72, freqüentou e concluiu residência em Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo no Washington Hospital Center, em Washington, nos Estados Unidos. Fez seu treinamento em Coloproctologia no serviço do Professor Jacob Weinstein na mesma cidade, em 1973.
Pinho é chefe do serviço de Coloproctologia no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde também exerce a função de preceptor dos médicos residentes e dos acadêmicos internos. Ocupou, ainda, a função de vice-diretor médico por dois mandatos, sendo também diretor do Instituto de Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo.
É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, já tendo ocupado o cargo de mestre do capítulo do Paraná, da Federação Brasileira de Gastroenterologia da American Society of Colon and Rectal Surgeons, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vídeo-laparoscópica, da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
Atuou como voluntário do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná e foi aprovado como professor da disciplina de Técnica Operatória e Bases da Cirurgia do Departamento de Ciências da Saúde da UFPR em 1980. Foi também cirurgião da Previdência, atendendo durante 30 anos pacientes carentes, sempre com a atenção especial que os menos favorecidos merecem, efetuando mais de 10 mil procedimentos cirúrgicos.
No exterior
Pinho desenvolve, ainda, atividades participativas em congressos médicos no Brasil e no exterior, com mais de 200 ações em mesas redondas, painéis, palestras e conferências proferidas e trabalhos apresentados, incluindo publicações em revistas nacionais e estrangeiras, bem como vários capítulos de livros. Possui trabalhos premiados na Washington Academy of Surgery e na Harry and Kerr Competition, tendo recebido honrarias como o Certificate of Apreciation, Humanitarian Services for the International Association of Lions Club e o título de Personalidade Internacional da Sociedad Mexicana de Cirujanos del Recto y Colon.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba