Médico recebe cidadania honorária de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 29/06/2007 19h35, última modificação 16/06/2021 10h44
A Câmara Municipal entregou, nesta quinta-feira (28), o título de cidadão honorário de Curitiba ao médico Francisco Diniz Affonso da Costa, por iniciativa da vereadora Nely Almeida (PSDB). A solenidade aconteceu no plenário do Palácio Rio Branco, com início às 20h.
A sessão, presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da Casa, contou com a presença de diversas autoridades, médicos, familiares e amigos do homenageado. “Esta Casa de Leis tem distinguido figuras notáveis de inegável contribuição ao aperfeiçoamento profissional de todas as áreas em que atuam na nossa comunidade”, disse Nely Almeida, na saudação oficial.
Na tribuna, a parlamentar discorreu sobre o extenso currículo do médico, citando alguns prêmios acumulados na carreira de Affonso da Costa. “Tem sido vasta sua produção científica tecnológica, com presença marcante em congressos e artigos publicados em revistas e periódicos nacionais e internacionais”, informou.  
Segundo o homenageado, o segredo de uma carreira bem sucedida “é trabalhar em instituições prósperas com uma equipe de profissionais amigos, solidários e competentes”, afirmou. Ao falar do início de sua carreira na Santa Casa de Misericórdia, disse que a relação médico-paciente era muito mais afetuosa e prazerosa que atualmente. Além disso, havia cumplicidade mútua no relacionamento. “Para diagnosticar e tratar um paciente, era necessário conversar e sentir, ao invés de simplesmente confiar em dados numéricos que, muitas vezes, podem levar a diagnósticos errados”, disse.
Affonso da Costa lembrou do tempo de estudante, quando o médico Félix do Rego Almeida, falecido marido de Nely Almeida, ensinou princípios básicos de cirurgia. “Com ele aprendi a ser objetivo e decidido durante as operações, e também, como conduzir e estimular médicos assistentes mais jovens para o ótimo desempenho da equipe”.