Médico recebe cidadania honorária de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 08/06/2006 17h20, última modificação 10/06/2021 07h36
Aos 82 anos, o médico Edgar Barbosa Ribas recebeu, na Câmara de Curitiba, na noite desta quarta-feira (07), o título de cidadão honorário, por indicação da vereadora Julieta Reis (PSB). A solenidade aconteceu no plenário da Casa e reuniu familiares e amigos do homenageado, além de diversos médicos da capital.
Na tribuna, a vereadora Julieta Reis leu, impressionada, o extenso currículo de Barbosa Ribas, comentando a vida profissional e de responsabilidade social, ações nacionais e internacionais, publicações de artigos, pesquisas, participação em cursos e congressos, entre outros trabalhos. “Este prêmio é dedicado àqueles que, com destacada ação, contribuíram para o desenvolvimento de Curitiba e, não tendo nascido aqui, a adotaram para morar. Este é o caso do doutor Edgar”, disse Julieta Reis.
A vereadora lembrou que o homenageado já recebeu o título de cidadão honorário do Texas e de Ohio, nos Estados Unidos, pelas pesquisas desenvolvidas.
Em seguida, Julieta Reis entregou o diploma a Edgar Barbosa Ribas, que procedeu seu discurso de agradecimento, ilustrado com datas e número populacional da cidade de Curitiba em cada época destacada, traçando a trajetória de vida pessoal e profissional do médico. “Curitiba, fiz o que pude para honrá-la e mostrar-lhe o meu grande amor”, afirmou.
Estavam presentes na solenidade os vereadores Angelo Batista (PP), presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Meio Ambiente, e Jair Cézar (PTB); o médico Moisés Paciornik, deputado estadual Marcos Isfer, Lauro Grein Filho, presidente da Cruz Vermelha e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná; Tulio Vargas, presidente da Academia Paranaense de Letras, e Lino Bortolim, presidente do Lions Clube.