Médico psiquiatra recebe título de cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 27/06/2013 15h30, última modificação 16/09/2021 10h07

Com um discurso bem humorado e uma reflexão sobre o valor da união entre as pessoas, o médico piauiense José Joaquim Oliveira Monte agradeceu, na noite desta quarta-feira (26), o título de cidadania honorária de Curitiba, que recebeu na Câmara Municipal. José Joaquim inspirou aos presentes para que sejam “líderes de suas próprias vidas” e que todos fossem, ao mesmo tempo, saudáveis, produtivos e felizes. “Sejam os próprios condutores de suas vidas e que, no caminho que trilharem, olhem para trás e percebam se estão deixando manchas ou marcas”, incentivou o convidado.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Zé Maria (PPS), amigo do médico psiquiatra há mais de 20 anos. “Seu currículo é muito valioso, seja por seu trabalho no Rotary, na maçonaria, entre outros. Tudo em que o senhor põe a mão, dá certo”, exaltou Zé Maria. O parlamentar, que fez a entrega do título, chamou o amigo de “pai amoroso, calmo e de fala baixa”, características estas citadas pela esposa do homenageado, Celina Santiago Monte.

O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), dirigiu a sessão e declarou que Curitiba é devedora dessa congratulação. “Às vezes, quando estamos homenageando uma pessoa, na verdade, já fomos homenageados por ela”, referindo-se à dedicação do médico às diversas atividades das quais participa na capital.

Também estiveram presentes na sessão Airton Hack, Iraci Silva Borges, Manif Antonio Torres Julio, Silvia Maria de Campos, entre autoridades, amigos e familiares.

Currículo

José Joaquim Oliveira Monte nasceu no município de Barras, Piauí, no dia 1º de janeiro de 1944. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em 1971. Na década de 1980, passou a morar em Curitiba. Publicou diversos artigos sobre educação, saúde, qualidade de vida e relações humanas no Jornal Gazeta do Povo e Revista do Santa Mônica, periódicos curitibanos.

Começou sua trajetória no Rotary Club em 1976, e foi iniciado Aprendiz Maçom em 1981. Foi ainda presidente do PX Clube de Curitiba, desempenhando atividades como radiocidadão na capital. Prestou consultoria nas áreas comportamental, de saúde e qualidade de vida em diversas empresas.