Médico João Romano Zucon terá Cidadania Honorária de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/09/2024 11h15, última modificação 10/09/2024 11h24
Chamado de Doutor Romano, o homenageado é conhecido na região de Santa Felicidade.
Médico João Romano Zucon terá Cidadania Honorária de Curitiba

Projeto de Cidadania Honorária de Curitiba terá votação definitiva, nesta quarta-feira (11), em segundo turno. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalizou, nesta terça-feira (10), em primeiro turno, projeto de decreto legislativo para conceder a Cidadania Honorária da capital paranaense ao médico João Romano Zucon. Paulista de Vera Cruz, o homenageado chegou à cidade em 1964 e se considera um “curitibano de coração”.

Doutor Romano, como é chamado pelos pacientes, “é o médico mais conhecido da região de Santa Felicidade”, cita a proposição. “Formado na turma de 1972 da Universidade Federal do Paraná, desde o início de sua carreira trilhou os caminhos da clínica geral e da medicina do trabalho, além de ter sido também um exímio cirurgião”, complementa a justificativa do projeto.

Além disso, prestou serviços, como médico do trabalho, a diversas empresas de Curitiba. A Cidadania Honorária é a principal homenagem da CMC a pessoas de destaque, nascidas em outras cidades. Já os curitibanos são contemplados com o título de Vulto Emérito.

O autor, Sidnei Toaldo (PRD), destacou que Zucon chegou a ser homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) pela “conduta profissional exemplar”, em 2022, e se aposentou recentemente, após cinco décadas de atuação profissional.

Entre suas características, o vereador frisou “o profissionalismo ímpar e a empatia” com seus pacientes. Com 25 votos “sim” e 1 abstenção na análise em primeiro turno, o projeto de decreto legislativo retorna à pauta, na sessão desta quarta-feira (11), para a votação definitiva (115.00010.2024).

Restrições eleitorais