Médico Guilberto Minguetti é cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 25/05/2012 16h40, última modificação 02/09/2021 08h30
O médico e professor Guilberto Minguetti recebeu, na noite desta quinta-feira (24), o título de cidadão honorário de Curitiba. A solenidade, presidida pelo segundo-secretário da Casa, vereador Caíque Ferrante (PRP), atendeu proposição do vereador Juliano Borghetti (PP) e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do homenageado.
“Hoje venho a essa tribuna para saudar um médico renomado, que atua com responsabilidade, zelando pela vida. Doutor Minguetti, natural de Garça (SP), começou sua vida longe da medicina, atuando como comandante da Varig. Graduou-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1971. Foi na própria UFPR que começou a lecionar Fisiologia. Além de dar aulas, também era médico estagiário no Hospital de Clínicas.
Dois anos depois, mudou-se para Londres para estudar Neurologia. Retornou à capital em 1976, mesmo tendo sido recrutado por universidades americanas após ter sido aprovado no ECFMG (Educational Commission for Foreign Medical Graduates). Em Curitiba, foi aprovado em concurso para a docência de neurologia e também passou a se dedicar à atividade clínica privada, à medicina diagnóstica. Fundou o Cetac, clínica de diagnóstico por imagem especializada em exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiologia e mamografia, que possui mais de 300 colaboradores e 50 médicos.
Qualificação
O médico é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, doutor pela Universidade de Londres (PHD), médico residente do Instituto de Neurologia da Universidade de Londres. Também integram seu currículo inúmeros trabalhos médicos já publicados. Entre eles, a avaliação das hérnias discais lombares pela ressonância magnética.
Minguetti já tinha recebido dos vereadores do município homenagem pelos serviços prestados à comunidade e título de cidadão honorário do estado, na Assembléia Legislativa.
Agradecimento
“O título de cidadão honorário me comove, emociona e alegra, pois também é fruto da generosidade do povo desta cidade que eu escolhi para viver, trabalhar, constituir família, contribuir e produzir”, disse Guilberto Minguetti, ao agradecer a honraria.
O médico falou do seu amor pela cidade e afirmou que o respeito ao ser humano, ao trabalho e aos valores são os alicerces da democracia e do progresso humano e que o bem é a finalidade da ética e o respeito e solidariedade são seus maiores representantes. Ressaltou que a verdade deve estar à frente de nossas ações e que elas devem privilegiar a cidadania, norteadas com o respeito ao próximo.
Finalizou agradecendo a Curitiba, que o abraçou, abençoou e acarinhou desde o início, seus familiares, colaboradores, parlamentares e, em especial, Juliano Borghetti.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel; a presidente da Provopar, Carlise Kwiatkowski; o vice-presidente da Associação Médica Brasileira e da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo; o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari; o conselheiro do Tribunal de Contas, Caio Márcio Nogueira Soares; Alexandrini Rodrigues Oliveira, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, entre outros.