Médico e professora serão homenageados
Projeto do vereador Rui Hara (PSDB), que prevê a concessão de título de Cidadão Honorário de Curitiba ao médico Amadeu Prada Beduschi, foi aprovado por unanimidade no plenário do Legislativo. Nascido em Gaspar, Santa Catarina, o homenageado graduou-se em 1948, exercendo a função de anestesiologista em diversos hospitais do Paraná. É diretor-superintendente do Hospital São Lucas e fundador da Sociedade Paranaense de Anestesiologia.
Durante 53 anos foi anestesiologista chefe do Hospital São Lucas e realizou dezenas de cursos de aperfeiçoamento em vários países, sendo um dos pioneiros na área. Realiza há vários anos trabalho de assistência social e, segundo diversos vereadores, a concessão deste título representará o reconhecimento da cidade ao seu trabalho.
Professora
Outra homenagem aprovada pelo plenário da Casa, também do vereador Rui Hara, é a entrega do título de Cidadã Honorária à professora Teruko Iwakami Beltrão, nascida em Saporo, Japão, em 1925, e radicada no Brasil desde 1931. Formou-se em magistério e sempre foi uma mulher à frente do seu tempo, desenvolvendo importantes trabalhos não só como professora, mas colaborando de forma decisiva para a expansão da cultura japonesa, seus costumes e sua preservação, justifica o parlamentar tucano.
Professora de língua japonesa desde 1981, Teruko Beltrão tem coordenado cursos e simpósios no Japão e no Brasil sobre educação. Desde 1998, ministra aulas de japonês gratuitamente na Associação Brasileira de Dekasseguis, sempre disposta a ajudar a comunidade, inclusive realizando eventos beneficentes. É secretária-executiva do escritório de representação do Estado de Hyogo no Brasil.
A homenageada já recebeu da Câmara Municipal, em 1991, o Prêmio Cidade de Curitiba, em reconhecimento à sua dedicação para preservação e divulgação da cultura japonesa.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba