Medicina veterinária e zootecnia na pauta da Tribuna Livre

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2018 09h00, última modificação 28/10/2021 10h42

A medicina veterinária e a zootecnia, profissões regulamentadas no Brasil há quase 50 anos, são mote da próxima Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (3). O convidado para falar sobre o tema é o secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR), Leonardo Nápoli.  

A medicina veterinária foi regulamentada pela lei federal 5.517/1968, que em 23 de outubro completará meio século. Atualmente existem cerca de 118 médicos veterinários em atuação no Brasil, responsáveis pela saúde da população, dos animais e do meio ambiente. Já a zootecnia foi regulamentada pela lei federal 5.550/1968, que completará o 50º aniversário no próximo dia 4 de dezembro. A carreira é fundamental para o agronegócio, além de visar o bem-estar dos animais e a sustentabilidade.

A Tribuna Livre desta semana foi reservada por Beto Moraes (PSDB), conforme proposição lida em plenário (076.00024.2018). O espaço democrático de debates é previsto no Regimento Interno da CMC e ocorre às quartas-feiras. As discussões são sugeridas pelos vereadores, que apresentam um requerimento e indicam alguma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. A atividade pode ser acompanhada em tempo real, pelo canal do Legislativo no YouTube.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais).