Médica recebe título de cidadania honorária

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2007 19h25, última modificação 18/06/2021 08h56
A médica Ana Tereza Ramos Moreira recebeu na noite da última sexta-feira (30), na Câmara de Curitiba, o título de cidadã honorária. A proposta foi da vereadora Roseli Isidoro (PT), para quem a homenageada, “detentora de um currículo acadêmico invejável, é um exemplo de mulher guerreira, que contagia, transmite esperança, força, garra, que não apenas prega, mas pratica a solidariedade”.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela médica em favor da comunidade. Participaram familiares, amigos, funcionários e autoridades. Ao falar sobre a vida de Ana Tereza, a vereadora destacou o currículo da homenageada, que nasceu em São Paulo e é casada com o professor Carlos Augusto Moreira Júnior, reitor da UFPR. Segundo a parlamentar, generosidade, sensibilidade e solidariedade são os traços característicos de Ana Moreira.
Graduada em Medicina pela PUC-PR, fez residência médica em oftalmologia na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, especialização na Universidade de Buenos Aires e aperfeiçoamento em glaucoma na Universidade do Sul da Califórnia. Concluiu o mestrado em oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, especialização em oftalmo-pediatria pela Universidade de Los Angeles e doutorado em oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo.
Atividades
Ana Moreira é professora de oftalmologia na Faculdade Evangélica e UFPR, chefe do Departamento de Oftalmologia/Otorrinolaringologia da UFPR, coordenadora do Centro da Visão do Hospital de Clínicas e chefe do Serviço de Oftalmo-Pediatria do Hospital de Olhos do Paraná. Também é presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmo-Pediatria, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Associação Médica Brasileira, da Associação Paranaense de Oftalmologia, do Conselho Latino-Americano de Estrabismo e da Academia Americana de Oftalmologia.
Agradecimento
A médica agradeceu aos presentes à sessão, à vereadora Roseli e ao Legislativo e disse que nada poderia ter feito se não fosse a colaboração e cumplicidade dos familiares, funcionários, amigos e pacientes que nela confiaram.
Prestigiaram a solenidade a vice-reitora da UFPR, Márcia Helena Mendonça; o diretor geral do Hospital de Clínicas do Paraná , Gionanni Loddo, o empresário e ex-governador Paulo Pimentel, o diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Aldair Tarcisio Rizzi, e o cônsul honorário do Equador, Fernando Miranda, entre outros.