Mattar Assad fala na Câmara sobre direitos humanos
O presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas, Elias Mattar Assad, fala neste momento na Câmara de Curitiba, na sessão plenária. Assad ocupa o espaço destinado à tribuna livre para comentar sobre a criação da Comissão Municipal de Direitos Humanos e a Campanha Nacional de Conciliação Judiciária, a convite da vereadora Renata Bueno (PPS).
A parlamentar, que apresentou projeto neste sentido, participou, nesta segunda-feira (13), de reunião em Brasília com Maristela Marques Baioni, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O convite feito a Assad aprofunda esclarecimentos aos vereadores sobre os objetivos das especificações fixadas na declaração universal que trata de questões pontuais da sociedade global. Renata Bueno possui especialização em direitos humanos, mestrado em direito público internacional, ambos na Itália, e é vice-presidente do Instituto Gralha Azul de Pesquisa e Desenvolvimento do Terceiro Setor.
Conciliação
No tema da campanha nacional, Mattar Assad também discorrerá sobre a iniciativa que visa sensibilizar e a fomentar a cultura da paz, informando aos cidadãos os benefícios de harmonizar litígios. O movimento busca a redução de conflitos e do tempo para análise de processos judiciais, que vem recebendo apoio da Secretaria de Reforma do Judiciário (Ministério da Justiça) e pretende difundir uma nova alternativa para resolução de conflitos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba