Material orgânico pode ser reaproveitado, prevê projeto
Projeto de lei apresentado na Câmara de Curitiba dispõe sobre o reaproveitamento do material orgânico proveniente da poda de árvores e da coleta do lixo de feiras livres, efetuadas pela Prefeitura. Conforme a proposta, de autoria do vereador Paulo Salamuni, o material deverá ser destinado à trituração, para que seja transformado em composto orgânico. A trituração, prevê o documento, deverá ser realizada pelo órgão competente, de forma centralizada e em local específico para esta finalidade, dotado de equipamento capaz de promover a transformação do material.
A prioridade de utilização do composto orgânico resultante da transformação será em hortas comunitárias e escolares, além de projetos de paisagismo e ajardinamento promovidos pela administração municipal. Devido ao aumento da população nas grandes cidades e o conseqüente aumento do consumo, a quantidade de lixo também vem crescendo, diz Salamuni, acrescentando que o acúmulo de lixo é um dos principais problemas nos centros urbanos e muitos materiais podem ser reutilizados.
O vereador destaca que Curitiba foi pioneira na coleta seletiva de lixo, fato reconhecido nacionalmente, e que a população colabora com a separação, o que torna mais fácil a reutilização dos materiais, principalmente inorgânicos. Os materiais orgânicos, porém, apesar de terem sua decomposição em menor tempo, não poluindo o meio ambiente, podem também ser reaproveitados, conclui Salamuni.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba