Mario registra pesquisa que premia centros de referência
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) registrou, na Câmara Municipal de Curitiba, os resultados de uma pesquisa do governo federal, feita pela Secretaria de Avaliação e Gestão de Informações do Ministério de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, que mostra que Curitiba tem os melhores Centros de Referência da Assistência Social (Cras) entre as metrópoles brasileiras.
"Trata-se de uma conquista da administração da cidade, que tem à frente Fernanda Richa e que se soma a outros prêmios, como o 2º Prêmio Práticas Inovadoras da Gestão do programa Bolsa Família, pelo modelo de implantação dos Cras, que o projeto já recebeu", destacou o vereador.
O novo estudo do governo federal foi feito em 5.139 Cras implantados em metrópoles e em cidades de grande, médio e pequeno portes. De 269 Cras de metrópoles avaliados, Curitiba teve nota 10 em oito equipamentos. "É importante que se destaque que fomos a única capital e único município do Paraná a receber pontuação máxima no levantamento", disse Mario Celso.
O vereador acrescentou ainda que o modelo de implantação dos Cras na cidade é considerado também uma referência para gestores de todo o Brasil. Os resultados detalhados da pesquisa serão divulgados no Encontro Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemas), que acontecerá de 3 a 5 de junho, em Brasília. A presidente da FAZ, Fernanda Richa, é presidente do Colegiado de Gestores Municipais do Paraná.
Campanha
O líder do prefeito Beto Richa na Câmara Municipal também destacou o sucesso da Campanha do Agasalho, Doe Calor, na qual mais de 10 mil famílias já foram atendidas, recebendo cobertores e kits de agasalhos. Oitenta e duas instituições foram atendidas nas Regionais Cajuru, Santa Felicidade, Bairro Novo, Portão, Boqueirão e CIC.
"O mais importante é que a campanha tem custo zero, já que todos os artistas que participaram não cobraram cachês, casos de Vera Holtz, José Wilker, Katiuscia Canoro (Lady Kate) e Marilia Gabriela. As emissoras que vincularam os anúncios também o fizeram de graça. E a prefeitura ainda cedeu painéis do mobiliário urbano para a divulgação da campanha", disse Mario Celso.
São 679 postos de coleta instalados em supermercados, farmácias, bancos, escolas, academias, empresas e nas Ruas da Cidadania. As doações podem ser feitas até o dia 31 de agosto.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba