Mario quer saber se lei é respeitada

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2005 17h20, última modificação 02/06/2021 10h08
O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) está encaminhando consulta à Delegacia Regional do Ministério do Trabalho no Paraná para saber se as empresas instaladas em Curitiba estão cumprindo a lei federal que estabelece cotas para contratação de portadores de deficiência ou profissionais reabilitados.
Pela lei federal nº 8.213/91, todas as empresas com mais de cem funcionários precisam empregar de 2% a 5% de deficientes em seus quadros, sob pena de severas multas, que podem atingir R$ 1.100,00 por cada deficiente não contratado.
Segundo Mario Celso, em todo o País, das 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população, que apresentam algum tipo de incapacidade ou deficiência, apenas nove milhões estão ocupadas.
Quadro
“Pretendemos saber, ante à unidade do governo federal responsável pela fiscalização das empresas, como está a situação em Curitiba. Queremos ser informados sobre quantas empresas estão enquadradas na lei, qual o número de deficientes empregados, quantas empresas já foram multadas por não cumprirem a legislação e qual a política da DRT em relação à essa legislação, que resgata e dá dignidade às pessoas especiais”, explica.
Segundo Mario Celso, apesar da lei, a falta de oportunidade no mercado de trabalho faz com que muitos deficientes desistam de tentar um emprego, “deixando de obter um direito da cidadania”.