Mario quer estímulo ao turismo de negócios

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2008 12h35, última modificação 22/06/2021 08h40
Ao saudar a entrada em operação, ainda neste mês, de ônibus de dois andares na Linha Turismo de Curitiba, semelhante aos que são utilizados em Nova Iorque e Londres, o vereador Mario Celso Cunha (PSB) disse que a busca de novos projetos de incremento ao setor na cidade será uma das preocupações de seu novo mandato. “Além de ser uma cidade que atrai pelos seus parques, museus e prédios públicos, Curitiba está se consolidando como uma metrópole do turismo de negócios, por ser considerada como uma cidade modelo em muitos setores, como no planejamento urbano e meio ambiente. Pretendemos, em conjunto com a Prefeitura, estimular este segmento da chamada indústria limpa”, explicou.
Segundo o vereador, a Associação Brasileira de Hotéis no Paraná diz que existe um superdimensionamento da estrutura hoteleira na capital e que o turismo de negócios pode garantir a ocupação plena dos hotéis, gerando mais recursos e empregos na cidade.
Em 2007, a taxa de ocupação nos hotéis da grande Curitiba era de 48%. Já para o ano que vem o setor projetou uma taxa de ocupação de 52%. “Embora possa representar um crescimento, o índice ainda é bem menor do que a média nacional, que é de 64%”, explica o vereador. Mario Celso lembrou a inauguração, no ano passado, do centro de exposições da Universidade Positivo/Unimed, que foi planejado para grandes eventos e considera fundamental que novos projetos venham a ser desenvolvidos pelo município no setor do turismo.
“Se bem planejado, o turismo de negócios poderá levar incentivo a outros segmentos do setor, como o ecológico, artístico, de compras, já que Curitiba possui todas as condições para oferecer ao visitante oportunidade de conhecer parques, museus e shoppings que estão à altura dos melhores do País”, completou.
Mario Celso destacou o trabalho do secretário Luiz de Carvalho e equipe do Turismo pelos avanços conquistados na área, incluindo seminários, eventos e ações internacionais. Outro ponto positivo foi o lançamento do catálogo que divulgará produtos das feiras de artesanato, ponto turístico importante da cidade. Além de postos de atendimento ao turista, existe também um setor de informações, o Disque-Turismo, pelo telefone (041) 3352-8000, atendendo 24 horas por dia. “Tudo em plena sintonia com as diretrizes do prefeito Beto Richa”, completou o líder na Câmara Municipal.