Mario lamenta recorde negativo na economia

por Assessoria Comunicação publicado 12/04/2005 18h25, última modificação 20/05/2021 16h18

O vereador Mario Celso Cunha (PSB) lamentou que, no mês passado, o país tenha batido um recorde histórico na área econômica, com a emissão de 3,8 milhões de cheques sem fundos. “Trata-se de um número que deveria sensibilizar as autoridades da área econômica que, ao longo do atual governo, vem privilegiando exclusivamente os bancos, em detrimento da geração de empregos e assim provocando o aumento da insegurança em todas as cidades, especialmente nas capitais como Curitiba”, acrescentou.
Para o vereador, a pressão provocada pelas elevações consecutivas dos juros, que encarece as contas dos brasileiros, e o aumento do crédito disponível na praça, sem elevação do nível de renda e de emprego possibilitou que o país registrasse “mais um recorde vergonhoso para sua economia, gerada por um partido que se diz representante dos trabalhadores”.
Lembrando que no ano passado o número gerava entre 2,5 e 3 milhões de cheques sem fundos ao mês, o que já era considerado alarmante, Mario Celso disse que “a situação atual representa que o governo travou e economia com os juros altos para atender aos interesses internacionais e, especialmente dos banqueiros, os grandes beneficiados pela política do Banco Central”. Para os consumidores – acrescenta – sobrou a necessidade do calote que os coloca numa situação difícil, com o bloqueio do crédito através dos SPCs, que os vai levar a um desespero ainda maior.