Mario defende soluções para desafogar trânsito
As medidas que vêm sendo adotadas pela Prefeitura de Curitiba para desafogar o trânsito no centro da cidade receberam o apoio do vereador Mario Celso Cunha (PSDB) na Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, tanto a restrição de estacionamento em algumas ruas como o reforço no policiamento de trânsito são ações que poderão apresentar resultados imediatos na circulação de veículos, especialmente nas horas de pico.
Uma das propostas entra em vigor a partir da segunda quinzena de outubro, das 17h às 20h, eliminando-se o estacionamento regulamentado nas Ruas Brigadeiro Franco, Desembargador Motta, Ângelo Sampaio e Coronel Dulcídio. “O número de veículos nas ruas da capital vem aumentando em demasia nesse ano e será necessária a adoção de outras providências, já em estudo na Urbs e no Ippuc para que o trânsito não fique ainda pior”, defende Mário Celso.
O vereador explica que a Diretran escolheu essas ruas a partir de uma medição do fluxo de veículos realizada em toda a cidade. A proibição de estacionamento ao fim do dia poderá ser estendida a outras áreas da cidade, ao final do expediente. Durante a primeira semana da proibição do estacionamento, os motoristas serão apenas alertados sobre as mudanças. A partir da segunda semana, quem estacionar o carro irregularmente passará a ser multado.
“Temos que buscar soluções que nos afastem de propostas radicais como o rodízio de veículos, que ocorre na capital paulista, e a implantação de pedágios na zona central da cidade, sugestão que parece abusiva mas que já existe em algumas cidades européias. Curitiba tem que continuar crescendo, mas não podemos comprometer a qualidade de vida de todos nós”, defende o líder do prefeito.
Segundo Rosângela Battistella, a Diretran poderá estender a proibição de estacionamento no final do dia para outras vias. De acordo com a diretora, a prefeitura vem conversando com comerciantes e moradores das ruas onde as vagas serão retiradas.
Porém, nem todos receberam a notícia com otimismo. É o caso de Sirlei Branco, gerente de uma confeitaria que está em uma das esquinas da Brigadeiro Franco há 50 anos.
Uma das propostas entra em vigor a partir da segunda quinzena de outubro, das 17h às 20h, eliminando-se o estacionamento regulamentado nas Ruas Brigadeiro Franco, Desembargador Motta, Ângelo Sampaio e Coronel Dulcídio. “O número de veículos nas ruas da capital vem aumentando em demasia nesse ano e será necessária a adoção de outras providências, já em estudo na Urbs e no Ippuc para que o trânsito não fique ainda pior”, defende Mário Celso.
O vereador explica que a Diretran escolheu essas ruas a partir de uma medição do fluxo de veículos realizada em toda a cidade. A proibição de estacionamento ao fim do dia poderá ser estendida a outras áreas da cidade, ao final do expediente. Durante a primeira semana da proibição do estacionamento, os motoristas serão apenas alertados sobre as mudanças. A partir da segunda semana, quem estacionar o carro irregularmente passará a ser multado.
“Temos que buscar soluções que nos afastem de propostas radicais como o rodízio de veículos, que ocorre na capital paulista, e a implantação de pedágios na zona central da cidade, sugestão que parece abusiva mas que já existe em algumas cidades européias. Curitiba tem que continuar crescendo, mas não podemos comprometer a qualidade de vida de todos nós”, defende o líder do prefeito.
Segundo Rosângela Battistella, a Diretran poderá estender a proibição de estacionamento no final do dia para outras vias. De acordo com a diretora, a prefeitura vem conversando com comerciantes e moradores das ruas onde as vagas serão retiradas.
Porém, nem todos receberam a notícia com otimismo. É o caso de Sirlei Branco, gerente de uma confeitaria que está em uma das esquinas da Brigadeiro Franco há 50 anos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba