Mario defende programa para readequar calçadas
O vereador Mario Celso está sugerindo à Prefeitura a adoção de um amplo programa de readequação de calçadas, a partir do centro da cidade e em direção aos bairros. Segundo o vereador, em algumas áreas da Capital, as calçadas se transformaram em verdadeira prova de obstáculos, vindo a provocar acidentes inclusive com feridos. Há necessidade de se dar uma atenção especial a essa questão, implantando-se um programa que atenda a todos os requisitos de segurança e acessibilidade que são fixados pela legislação municipal já existente, acrescenta.
Mario Celso destaca que estudos técnicos mostram que calçadas de má qualidade inibem a circulação pela cidade, reforçando o isolamento e a tendência de concentração de espaços fechados. Como também acabam sendo construídas pelos próprios proprietários, praticamente sem fiscalização quanto a normas e padrões, se transformam numa ameaça aos pedestres. Um dos fatores apontados por estudos urbanísticos mostra que calçadas ruins são responsáveis pela redução do fluxo no comércio de rua, beneficiando os shoppings, explica o vereador.
Pesquisa
O vereador lembra pesquisa realizada pelo Ipea Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que concluiu, no final do ano passado, que cerca de nove em cada mil pessoas tropeçam ou caem nas calçadas brasileiras, especialmente em conseqüência de defeitos no piso.
O mesmo trabalho mostra que as quedas nas calçadas correspondem a um em cada quatro acidentes de trânsito, com um custo hospitalar para o País que pode ser estimado em R$ 166 milhões por ano.
Para Mario Celso, o ponto de partida para um programa deste porte seria não deixar exclusivamente nas mãos dos donos de imóveis ou terrenos limítrofes às calçadas a escolha do piso, com a definição de modelo pela Prefeitura, de forma a garantir a qualidade do passeio, a segurança dos pedestres, a uniformidade e o respeito à estética.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba