Mario defende direitos do cliente nos bancos

por Assessoria Comunicação publicado 07/03/2007 18h05, última modificação 15/06/2021 09h22
A decisão do Banco Central de determinar a criação de ouvidorias em todas as instituições financeiras foi aplaudida na Câmara Municipal de Curitiba, pelo vereador Mario Celso Cunha (PSDB). O objetivo da iniciativa seria estabelecer um canal de comunicação entre bancos e clientes que sirva inclusive para medir conflitos. A proposta está em audiência pública até o próximo dia 23, explica o vereador.
Segundo Mario, após recolher as sugestões da audiência pública, a autoridade monetária deverá definir qual a estrutura que essas ouvidorias deverão ter e a proposta será transformada em minuta de resolução para ser submetida ao CMN (Conselho Monetário Nacional). Não há prazo para que essa medida seja apreciada pelo conselho, que tem reuniões mensais.
Objetivos
O vereador explica que as ouvidorias terão como objetivo receber, registrar e dar tratamento a reclamações dos clientes e usuários das instituições financeiras, prestar esclarecimentos sobre o andamento das demandas e as providências adotadas em até dez dias úteis após o início do processo, informar qual o prazo previsto para resposta final caso a inicial não seja conclusiva, sugerir medidas corretivas à diretoria do banco e elaborar e encaminhar relatórios sobre as ações da ouvidoria.
“Num país em que os bancos nunca tiveram lucros tão grandes, é uma questão de justiça que o cliente tenha a quem recorrer contra abusos praticados por estas instituições”, defende Mario Celso, para quem o respeito aos direitos do consumidor deve reger as atividades dos bancos.
Segundo o vereador, algumas instituições como o Banco do Brasil já possuem ouvidorias e seus relatórios demonstram que a qualidade do atendimento vem melhorando a partir das queixas e sugestões dos clientes.