Mario Celso destaca Dia do Radialista na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 21/09/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 10h00

O vereador Mario Celso Cunha destacou, no plenário da Câmara de Curitiba, a passagem do Dia do Radialista, comemorado nesta terça-feira (21). Com 40 anos de atuação no rádio e 27 na televisão e filho de Jacinto Cunha, um dos pioneiros do rádio paranaense, e Zezé Ribas, renomada radialista que ganhou a denominação de Rainha do Rádio, Mario Celso tem a vida dedicada ao rádio e vasto conhecimento.
O parlamentar tem, também, conhecimento profundo da parte técnica e de engenharia, tendo sido diretor de diversas emissoras. Em seu pronunciamento, na tribuna da Casa, enalteceu o trabalho dos profissionais e criticou os falsos radialistas. Mario Celso defende a conscientização profissional.
O vereador traçou histórico do rádio, lembrando que o rádio receptor foi inventado pelo físico inglês James Clerk Maxwell, em 1864. O estudante Heinrich Hertz construiu o primeiro instrumento de recepção, em 1887. O italiano Guilherme Marconi emitiu sinais à distância, sendo considerado o verdadeiro inventor do rádio. Trazido ao Brasil por Edgard Roquete Pinto, em 1919 foi inaugurada a primeira emissora, a Rádio Clube de Pernambuco.
Em 27 de junho de 1924, surgia em Curitiba a primeira emissora de rádio do Paraná, a Rádio Clube Paranaense, também conhecida como PRB-2, a terceira do Brasil e a única do Paraná durante 22 anos. Mario Celso apontou os inesquecíveis programas de auditório, uma febre nas décadas de 40 e 50, e destacou dezenas de profissionais que marcaram a história do rádio.