Mario Celso afirma que Beto é hoje destaque mundial

por Assessoria Comunicação publicado 24/05/2007 17h30, última modificação 16/06/2021 09h11

No mês de maio, Curitiba, mais uma vez, reforçou sua posição no cenário internacional como cidade inovadora e avançada. O vereador Mario Celso Cunha (PSDB) disse que “a presença do prefeito Beto Richa na Cúpula Mundial das Grandes Cidades para o Clima, em Nova York, foi um dos fatores que deram notoriedade a Curitiba na imprensa mundial, nas últimas semanas”. A cúpula é um evento de grande importância, pois reúne as principais cidades do mundo para discutir uma das questões mais relevantes da atualidade: as mudanças climáticas e o aquecimento global.
O prefeito Beto Richa foi convidado para o evento porque Curitiba é uma cidade exemplar nas ações de preservação do meio ambiente e tem um sistema de transporte público que contribui para a redução da emissão de gases, por dar boas condições para que as pessoas usem ônibus em vez de automóveis. Do Brasil, apenas três cidades foram convidadas para participar da cúpula. Entre elas, Curitiba mereceu destaque.
Mario Celso revelou que “Beto Richa teve participação especial, pois foi convidado para abrir a cúpula no painel sobre transporte, ao lado do prefeito de Londres, Ken Livingstone. Os participantes ficaram impressionados com a exposição de Richa sobre Curitiba. Houve muitos elogios às ações recentes da cidade, como a redução da tarifa de ônibus e a tarifa domingueira, que aumentaram o número de passageiros nos coletivos curitibanos. Richa também falou da Linha Verde, mais um incentivo para aumentar o uso do ônibus na cidade”.
O pronunciamento de Beto Richa, que convocou os demais prefeitos para a causa do meio ambiente, teve bastante impacto, principalmente quando o prefeito disse que a batalha contra a mudança do clima será travada, acima de tudo, no âmbito das metrópoles, que é onde vive a maioria da população global. A mídia americana repercutiu bastante a presença de Curitiba na cúpula e a apresentação das ações da cidade.
O ex-presidente americano Bill Clinton participou da cúpula. Ele dirige uma fundação que é parceira das cidades do Grupo C-40, que organizou o evento mundial. Curitiba é membro convidado deste grupo. Entre as diversas ações que a Fundação Clinton sugere para as cidades reduzirem a emissão de gases, está a implantação de sistema de ônibus biarticulados, pagamento antecipado da tarifa e embarque no mesmo nível pelas plataformas dos terminais e estações-tubos.
A presença de Curitiba na cúpula ocorreu na mesma semana em que o jornal New York Times publicou matéria de oito páginas sobre a cidade, com diversos elogios.
O vereador Mario Celso destacou também a viagem de Beto Richa à Espanha, onde, em Valência, assinou carta de intenções garantindo a disputa em Curitiba da corrida de abertura do Campeonato Mundial de Turismo (WTCC) da FIA, em março do ano que vem.
Richa ouviu do presidente da FIA WTCC, Jacques Behar, diversos elogios à capacidade da cidade em organizar este evento, que, em 2006 e 2007, levou mais de 90 mil pessoas ao Autódromo Internacional de Curitiba e movimentou R$ 12 milhões na economia local, também dando visibilidade mundial à capital.
Além de garantir esta etapa do WTCC no Brasil, Richa foi informado por Behar que a entidade quer fazer uma etapa do Mundial de Rali na América Latina e que Curitiba pode ser escolhida para sediar mais este evento internacional, revelou o líder do prefeito na Câmara Municipal.