Maria Fumaça e guardas municipais são homenageados pelos vereadores
No espaço destinado ao pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba entregou votos de congratulações e aplausos a guardas municipais e aos responsáveis pela restauração da Maria Fumaça natalina. Aprovadas em outubro e dezembro de 2017, as homenagens foram propostas, respectivamente, por Rogério Campos (PSC) e Julieta Reis (DEM).
A empresa Rumo Logística e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) foram agraciadas por Julieta Reis pelo trabalho de restauração da Maria Fumaça modelo Mallet 204, que voltou a funcionar em Curitiba no ano passado, em comemoração ao Natal (077.00534.2017). Conforme a vereadora, “a ideia é preservar e ampliar o projeto”. O trem foi construído na década de 1950, nos Estados Unidos, sendo o único do estilo em operação na América do Sul.
“Movido a vapor e todo decorado com luzes de Natal, o veículo tem feito sucesso por onde passa, principalmente para quem o viu circular quando ainda era usado para transporte de cargas”, frisou a parlamentar. “Para 2018 o planejamento já teve início em janeiro. É uma boa oportunidade para que as pessoas que nunca andaram de trem possam fazê-lo no Natal”, complementou.
Guardas municipais
Já por iniciativa de Rogério Campos, dois guardas municipais foram agraciados hoje com as congratulações do Legislativo pelos serviços prestados em atendimento à regional Boqueirão: Paulo Roberto dos Santos (077.00378.2017) e Mauro José do Couto (077.00377.2017). Segundo o vereador, são profissionais que contribuem diariamente para a segurança pública da cidade.
A homenagem foi acompanhada pelos colegas da corporação Elias Marques Dourado, Edmir Nazário e Luiz Vecchi. Presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), Vecchi entregou aos vereadores um folder orientativo sobre a atuação da Guarda Municipal de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba