Marcos Meier é Cidadão Honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 14/12/2012 15h55, última modificação 10/09/2021 08h15
“O professor que sabe ser amigo, que exerce sua autoridade com acolhimento e justiça, que sabe rir dos próprios erros e é bem humorado, que ama o que faz, esse ajuda o aluno a amar o que é ensinado. O mesmo acontece com os pais em relação a seus filhos. O contrário, afasta”. O discurso retrata bem o perfil do homenageado. Marcos Meier, educador, psicólogo, comunicador, tornou-se Cidadão Honorário de Curitiba na noite desta quinta-feira (13). Em um discurso emocionado e espirituoso, agradeceu o reconhecimento dos curitibanos e falou sobre família, princípios, desafios e realizações.
Recebeu o título das mãos do vereador Jair Cézar (PSDB), em uma sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Curitiba, na presença de amigos, parentes e admiradores. Diversos parlamentares assinaram o projeto de lei que concedeu a honraria. A mesa foi presidida pela vereadora Noemia Rocha (PMDB) e composta pela chefe do Núcleo Regional de Educação, Vivian Siqueira Cézar de Oliveira, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, Jacir Venturi, além de Jair Cézar e Marcos Meier.
“Meier é um desses apaixonados pela educação e pelo cuidado com a formação dos estudantes, com a construção de um ambiente escolar focado não apenas no ensino do alfabeto e das quatro operações, mas edificador de seres humanos, que compreendam seu papel na sociedade. O combate ao bullying, a valorização da diversidade, da percepção de que não somos seres isolados, mas de que fazemos parte de um conjunto composto por diversidade cultural, sexual, ideológica, religiosa, étnica e social. Esses valores, uma vez inseridos na formação dos nossos estudantes, garantem a formação de um país mais justo, mais igual”, declarou Jair Cézar.
O vereador lembrou que Meier participa semanalmente da coluna Arte de Educar, no programa Bom dia Paraná, da Rede Paranaense de Televisão. “Quem aqui já não permaneceu em frente à TV, mesmo com pressa para ir ao compromisso cedo, para assistir ao Marcos Meier. É impossível desligar, virar as costas para ele. Estampa um sorriso e com um a facilidade incrível e faz a interpretação segundo seus conhecimentos de como nós devemos atuar junto aos nossos filhos. É daquelas pessoas que extrapolam do que é o seu dever, trazendo todos os ensinamentos que nos são caros. Quem tira muito proveito são os pais, porque eles é que têm que corrigir os rumos e estabelecer os limites das crianças e jovens que estão em formação”.
Além de programas de TV, Meier coleciona em seu currículo inúmeras publicações na mídia sobre a arte de educar. “Tenho tentado ajudar as pessoas a amarem o conhecimento, os princípios da educação, a respeitar a filosofia e a ética, a buscar a sabedoria. Tenho tentado ajudá-las a aprender a aprender. E quando não mais precisarem dos meus ensinamentos, é porque se tornaram autônomos, independentes e terei me tornado dispensável”, afirmou.
Carreira
Natural de Rolândia (PR), o homenageado é graduado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Psicologia pela Universidade Tuiuti. Foi diretor do Instituto Martinus de Educação e Cultura e atualmente leciona em cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR).
Mestre em Educação, Meier escreveu vários livros, como “Mediação da Aprendizagem na Educação Especial” e “Mediação da Aprendizagem – Contribuições de Feuerstein e de Vygotsky”. É considerado um dos maiores especialistas brasileiros na Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Reuven Feuerstein, que defende que a inteligência pode ser desenvolvida em um ambiente de aprendizagem mediada.