Marcha para Jesus tem apoio de vereadora

por Assessoria Comunicação publicado 13/05/2010 16h55, última modificação 29/06/2021 10h45
A vereadora Mara Lima (PSDB) destinou R$ 37 mil em emendas ao Orçamento à Marcha para Jesus. A parlamentar convida a população para a marcha marcada para este sábado (15), às 9h, com concentração na praça Santos Andrade (em frente ao Teatro Guaíra e ao prédio da Universidade Federal do Paraná - UFPR).
A Marcha para Jesus é um evento internacional e de todas as denominações evangélicas que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Criada e comandada no Brasil por lideranças evangélicas, é um ato pacífico que permite expressar ao mundo a comunhão dos cristãos e também da fé em Jesus Cristo. “A igreja tem a oportunidade de mostrar que não é restrita aos templos, mas viva e aberta a toda sociedade, além de unir as denominações evangélicas em ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação a Jesus Cristo”, explica Mara Lima.
Para a vereadora, “o quadro, em qualquer parte do mundo, são milhares de cristãos marchando pelas ruas, de todas as idades, raças, nacionalidades e culturas étnicas e roupas coloridas, bandeiras, faixas, galhardetes e outros adereços”.
Histórico
A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987, em Londres (Inglaterra), e foi fundada pelo pastor Roger Forster, o cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green. No início, a intenção era tirar a igreja das quatros paredes e mostrar que estava viva e presente na sociedade. “O resultado foi bastante produtivo”, disse.
Em 1989, mais de 45 localidades marcharam juntas na Inglaterra, inclusive em Belfast (capital da Irlanda), onde seis mil católicos e protestantes se uniram. Neste dia, 200 mil cristãos estiveram unidos em toda a nação, fato que voltou a se repetir em 1990 e 1991.
No início da década de 90, a marcha ganhou proporções continentais, ocorrendo em toda Europa. Em 1992, já tinha se tornado um movimento mundial, chegando aos outros países da América, África e Ásia. Em 1993, chega a vez do Brasil realizar a sua primeira edição do evento.
Em 1998, mais de dez milhões de pessoas de 170 nações marcharam para celebrar a Jesus, reunindo cristãos de todas as denominações, idade e raças. Países como Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Barbados, Bolívia, Botswana, Bulgária, Canadá, Colômbia, Croácia, Cuba, Chipre, Dinamarca, Estados Unidos, Equador, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Guiné Bissau, Hong Kong, Itália, Japão, Moçambique, Nepal, Nigéria, Nova Zelândia, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Romênia, Rússia, Singapura, e muitos outros, saem todos os anos às ruas para o evento.
Multidão
A primeira edição brasileira do evento levou cerca de 350 mil pessoas às ruas de São Paulo, com destino ao Vale do Anhangabaú, onde ocorreu grande show gospel e foram arrecadados mais de 15 toneladas de agasalhos. Atualmente, o evento reúne dois milhões de pessoas somente na cidade de São Paulo.