Marcha para Jesus, Gorillaz na Pedreira e mais notas do dia 23 de maio
Marcha para Jesus
“A presença do presidente Jair Bolsonaro trouxe muito mais gente da direita também, caminhando junto [com o público da Marcha para Jesus]. O momento mais importante foi quando dobramos os joelhos e oramos pelo Paraná e pelo Brasil. Pedimos que a autoridade do Criador fosse quem realmente governasse nossa cidade, nosso Estado”, relatou Ezequias Barros (PMB), que agradeceu as emendas parlamentares para o evento.
Show na Pedreira
Os vereadores Pier Petruzziello (PP) e Alexandre Leprevost (Solidariedade) comemoraram a realização de mais um grande evento em Curitiba, na semana passada, quando a banda internacional Gorillaz reuniu 18 mil pessoas na Pedreira Paulo Leminski. “Cada evento desses tem capacidade de gerar muita renda para Curitiba”, destacou Petruzziello. “É algo importantíssimo para a retomada econômica”, concordou Leprevost.
Recursos para saúde*
A deputada federal Aline Sleutjes foi citada pelo vereador Oscalino do Povo (PP) em decorrência de seu auxílio na obtenção de repasses oriundos de Brasília no valor de R$ 8,5 milhões para a saúde pública do Município de Curitiba.
Atestado médico*
A convite do presidente Gustavo Brando, do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF9), o vereador Marcelo Fachinello (PSC) explanou no órgão sobre a aprovação da alteração da lei municipal 13559/2010 que dispõe sobre a liberação da triagem PAR-Q como alternativa ao atestado médico para ingresso de novos alunos nas academias de ginástica. “O projeto possibilita que a modernização da lei possa atingir outros municípios, tratando a prática esportiva como tratamento preventivo para saúde”, explicou o vereador.
Lançamento livro*
A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União) convida a todos para o lançamento de seu livro: “O que você não sabia sobre a pedofilia”, a ser realizado às 19h30, amanhã, no Auditório Antônio Carlos Kraide - Portão Cultural. “É um manual com tudo que você precisa saber para proteger o seu filho".
Asfaltamento
O vereador Mauro Ignácio (União) elogiou em plenário o programa municipal de pavimentação da Prefeitura de Curitiba. “A iniciativa vem alcançando bons resultados e trazendo dignidade às famílias que ainda viviam no pó e na lama. Já foram concluídas 291 ruas, sendo 67 quilômetros. E foi lançada recentemente uma nova etapa, com 27 quilômetros e 94 ruas”, disse. Ignácio fez uma ressalva à mudança de entendimento do Tribunal de Contas do Estado, que agora exige projeto Executivo para asfaltamento e saibro, dizendo que isso faz a obra demorar mais para ser executada.
Pré-candidato do Pros
“É a primeira vez que o Pros terá candidato próprio à presidência. A candidatura do Pablo Marçal tem um projeto para promover geração de riqueza, empregos e, principalmente, mais paz e harmonia social. Ele é a grande novidade dessas eleições, sendo um dos maiores empreendedores do país, um grande destaque no mercado imobiliário e no marketing digital”, comunicou Tico Kuzma, vereador do partido.
Defesa do consumidor*
Um substitutivo geral (031.00035.2022), apresentado pelo vereador Denian Couto (Pode), altera o teor do projeto de lei que dispõe sobre o “Código Municipal de Defesa do Consumidor” (005.00324.2021). Do teor original, ele faz ajustes ao texto, após análise e parecer da CCJ, excluindo artigos e adequando o texto para não haver conflito de competências, e sim aplicação em consonância com o Código de Defesa do Consumidor (Lei federal 8.078/90).
Fundo de Conservação*
O vereador Dalton Borba (PDT) solicita informações à Prefeitura Municipal sobre o Fundo Metropolitano de Conservação da Natureza, previsto no plano diretor de Curitiba (062.00348.2022).
Alimentação e natalidade*
Dois requerimentos da vereadora Maria Letícia (PV) fazem questionamentos à Secretaria Municipal da Saúde. O primeiro solicita informações sobre os dados acerca de crianças e adolescentes com transtornos alimentares no município (062.00349.2022) e o segundo, sobre os dados de controle de natalidade em Curitiba (062.000350.2022).
Cavas*
Informações sobre a manutenção das cavas no parque São Lourenço e sobre as equipes envolvidas na conservação e na limpeza são tema da solicitação da vereadora Maria Leticia (PV) à Prefeitura de Curitiba (062.000351.2022).
Camerata*
Em complementação a pedido de informações anterior (062.00948.2021), a vereadora Maria Leticia (PV) solicita informações ao Instituto de Arte e Cultura e à Fundação Cultural de Curitiba acerca dos profissionais contratados para exercer atividades na Camerata Antiqua de Curitiba (062.00352.2022).
Ônibus*
Informações sobre a real necessidade da alteração da parada de ônibus situada na rua Lucas Carvalho, 1400, no Campo de Santana, são tema da solicitação de informações do vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) à Urbanização de Curitiba (062.00352.2022).
Casa da Mulher*
Dalton Borba (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba quanto ao número de servidores lotados na Casa da Mulher Brasileira, bem como os horários de trabalho e remuneração do quadro funcional (062.00354.2022).
Nota de pesar*
O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento da Sra. Severiana Zarpellon, falecida na última quinta-feira (19), aos 97 anos (078.00031.2022).
*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba