Marcelo Fachinello: incentivo ao esporte, transparência e presidência da CMC

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/03/2024 08h05, última modificação 30/10/2024 15h25
Com 5.326 votos, Fachinello foi eleito para o primeiro mandato. Filiado ao Podemos, vereador preside a Câmara de Curitiba no biênio 2023/2024.
Marcelo Fachinello: incentivo ao esporte, transparência e presidência da CMC

Marcelo Fachinello destaca leis de sua autoria como o formulário PAR-Q em academias e o uso do Pix para tributos. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

O vereador Marcelo Fachinello é referência no radialismo esportivo de Curitiba. As paixões dele pelo rádio e pelo futebol começaram a mais de 500 quilômetros da capital, no pequeno município de Realeza, no sudoeste paranaense. Em entrevista ao Você me representa, programa que apresenta o perfil de parlamentares curitibanos dentro do CMC Podcasts, o atual presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) falou de sua trajetória até presidir o Legislativo Municipal da capital do Paraná.

Fachinello tinha apenas 18 anos quando chegou a Curitiba, mas já carregava experiência como radialista. Isso porque seu pai tinha uma emissora de rádio em Realeza. “Meu brinquedo, nos momentos de folga da escola, era ir lá na rádio, além de jogar futebol”, contou. Na capital do estado, passou a atuar em programas esportivos em rádios, TVs e jornais. Em 2016, lançou-se candidato à Câmara Municipal, mas a vereança foi confirmada no pleito seguinte. Em 2020, conseguiu 5.326 votos. Atualmente filiado ao Podemos, ele já conseguiu duas marcas importantes: ser eleito presidente da CMC no biênio 2023/224 e prefeito interino de Curitiba por oito dias, no ano passado.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

Fachinello enfatizou que seu mandato alia a comunicação ao esporte. Um destaque de sua atuação parlamentar foi o esforço para articular a criação do Fundo Municipal de Esporte e Lazer. Ao assumir como prefeito interino, entre 30 de agosto e 6 de setembro de 2023, ele teve a oportunidade de sancionar a lei. O vereador ressaltou outras duas bandeiras: a desburocratização e a transparência.

Para reduzir a burocracia, Fachinello citou a lei municipal que autoriza o uso do PAR-Q (Physical Activity Readiness Questionaire) como opção para ingresso nas academias de Curitiba. Antes, era obrigatório o atestado médico. Outra proposta que ele frisou é a do uso do Pix para pagamento de tributos, taxas, multas ou impostos no Município. A lei começou a valer em janeiro. “O poder público precisa se adaptar a essas inovações”, avaliou.

Por fim, Marcelo Fachinello falou da atuação como presidente da Câmara de Curitiba no biênio 2023/2024 e da importância de dialogar com os demais vereadores, em busca de soluções a cidade. Ainda sobre a gestão da instituição, o parlamentar salientou a conquista do Selo Diamante do Ranking ITP, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). E será que o vereador revelou, finalmente, seu grande segredo: afinal, para qual time ele torce? Para descobrir, assista à entrevista no CMC Podcasts.

Fiquem ligados no CMC Podcasts

A transparência é o grande objetivo da programação do CMC Podcasts. As conversas gravadas no estúdio instalado na Diretoria de Comunicação Social visam aproximar cidadãos e cidadãs de Curitiba de seus representantes parlamentares. Os episódios abordam temas diversos, desde o perfil de vereadores e vereadoras até questões sobre o dia a dia da capital paranaense. Os episódios são transmitidos via YouTube e Spotify.

Assista à entrevista com o vereador Marcelo Fachinello no Você me representa via YouTube ou Spotify.